Comissão de Cultura da Câmara fará diligência às instalações da Fundação Cultural Palmares

Da Assessoria da deputada Alice Portugal

A Comissão de Cultura da Câmara (CCULT) fará, nesta quarta-feira (30/06) às 9h, uma diligência às instalações da Fundação Cultural Palmares (FCP), em Brasília, a fim de averiguar as condições estruturais da nova sede, bem como a preservação e conservação integral de todo acervo histórico/institucional da fundação.

A comitiva de parlamentares será composta pela presidente do colegiado, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), e as deputadas Benedita da Silva, Erika Kokay, Fernanda Melchionna e Lídice da Mata, além da presença de representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

Em 2020, a sede e todo o acervo documental museológico, documental e arquivístico da FCP se transferiram para um prédio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), localizado em Brasília (DF), que hoje funciona como uma espécie de almoxarifado, tomado por infiltrações.

Conforme notícias, a transferência para o referido imóvel, que ocorreu antes da realização de qualquer tipo de reparo, revela-se absolutamente inadequada para garantir a guarda, a preservação, a recuperação e a disseminação de informações do acervo da autarquia. Há denúncias de que todo o acervo documental museológico, documental e arquivístico está encaixotado, correndo grave risco de deterioração pela forma criminosa com que é tratado pela direção do órgão.

Comitiva de Representantes da Sociedade Civil e Assessoria Técnica:
– Uiara Paulista Braúna, representante Comissão de Direitos Humanos da seccional da OAB de Brasília e membro da CDH Nacional (Conselho Federal);
– Beethoven Nascimento de Andrade – Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB- Seccional Brasília;
– Raphael Cavalcante – Bibliotecário;
– Laila Monaiar – Arquivista;
– Santa Alves – Presidenta da UNEGRO no DF  
– Iêda Leal – Presidenta da MNU

Serviço:
Diligência da CCULT à Fundação Palmares
Quarta-feira: 30 de junho, às 9h
Local: SCRN 702/703 Bloco B – Asa Norte, Brasília (DF)

One Reply to “Comissão de Cultura da Câmara fará diligência às instalações da Fundação Cultural Palmares”

  1. Por favor pergunte ao Sr presidente da instituição o pq retirar as literaturas antigas pois quando foram feitas a ortografia da época e que regia não a nova.
    Pergunte se ele está cenil pois não se desfaz de documentos pois nossa história e feita assim.
    Sobre normativas e escriçoes públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *