Conheça a Casa das Pretas, do Instituto de Mulheres Negras de Cuiabá, Mato Grosso

Por João Negrão

Num cantinho do centro histórico de Cuiabá, capital mato-grossense de 302 anos, está localizada a Casa das Pretas, espaço cultural mantido pelo Imune (Instituto de Mulheres Negras). A velha e reformada casa centenária fica na Praça da Mandioca, reduto cultural e boêmio dos cuiabanos, que séculos antes mantinha um pelourinho onde os escravizados recebiam cruéis punições.

Décadas antes da abolição, aquele lugar já era de resistência negra e passou, com bairros vizinhos como o Araés, Baú, e Quilombo, a compor um complexo que abrigavam quilombolas urbanos. Assim, o simbólico lugar foi escolhido pelo Imune, que vai completar 20 anos de fundação, para abrigar a sua Casa das Pretas. O espaço é de acolhimento e mantém atividades culturais permanentes, além de oficinas diversas.

Ali o visitante irá encontrar a Afroteca Carolina Maria de Jesus e salas em que se aprende o artesanato, a confecção de bijuterias e bonecas negras; oficinas de corte e costura; um belo salão de beleza que ensina a variedade de tranças e penteados afros; um quintal onde são realizadas festas e encontros artísticos e culturais; e um espaço para exposições. No final da semana que passou, o Expresso 61 visitou a Casa e estava lá uma exposição de orixás e outros elementos das religiões de matriz africana e ameríndia: o candomblé e a umbanda.

Na série de vídeos que você vai assistir abaixo apresentamos os diversos espaços da Casa das Pretas e temos uma entrevista com a professora Nieta Costa, fundadora do Imune e presidente do centro cultural, que explica como ele funciona, e a história do instituto.

Confira:

Afroteca Carolina Maria de Jesus

Quintal da Casa das Pretas

Sala de oficinas da Casa das Pretas

Sala da Administração da Casa das Pretas

Salão Kampuni e o espaço Baquetê

Entrevista com Nieta Costa, presidente da Casa das Pretas e fundadora do Imune

2 Replies to “Conheça a Casa das Pretas, do Instituto de Mulheres Negras de Cuiabá, Mato Grosso”

  1. Estou apreciando e estou encantada com o trabalho realizado por vocês. Pretendo conhecer a casa em breve e não sabia deste espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *