Relações de trabalho na América Latina – parte 1: O Direito Achado na Rua e o Mundo do Trabalho entrevista Jana Silverman

Relações de trabalho, movimentos sindicais e economia politica na América Latina. Este é o tema central de uma série de entrevistas que o programa O Direito Achado na Rua e o Mundo do Trabalho inicia nesta edição com a economista estadunidense Jana Silverman.

Nesta primeira entrevista Jana Silverman focou sua análise na histórica e feroz repressão da elite da Colômbia contra os trabalhadores e nos acontecimentos em curso no país vizinho, onde milhares de manifestantes ganham as ruas todos os dias em protesto contra o governo fascista.

Jana Silverman é coautora no livro Democracia e Direitos Humanos no Brasil: A Ofensiva das Direitas (2016/2020) [<-aqui lincado para quem quiser baixar], com o artigo “Uma tipificação do fenômeno da violência antissindical na Colômbia e comparações com a violência antissindical atual no Brasil”.

O programa O Direito Achado na Rua e o Mundo do Trabalho é ancorado pelo advogado Eymard Loguércio, especialista em direito do trabalho e sindicalismo, e mediado pelo jornalista João Negrão, editor do site Expresso 61 e da TV 61.

Jana foi Diretora de Programas para o Brasil e Paraguai do Solidarity Center (entidade de cooperação sindical internacional ligada a AFL-CIO, maior central sindical dos EUA). Ela possui PhD em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Columbia em New York.

Pesquisa sobre relações de trabalho, movimentos sindicais e economia politica na América Latina, e sua tese de doutorado tem como tema “Reformas sindicais e a inserção política do movimento sindical no Cone Sul sob os governos progressistas: uma analise dos casos do Brasil e Uruguai”. Foi pesquisadora da Escuela Nacional Sindical em Medellin, Colombia de 2003-2008 e fundadora e Presidenta do Sindicato Nacional de Trabajadores y Trabajadoras de ONGs y Organizaciones Sociales (SINTRAONG’s) na Colômbia.

É do Comitê Executivo da Rede Norte americana para a Democracia no Brasil.

Confira:

One Reply to “Relações de trabalho na América Latina – parte 1: O Direito Achado na Rua e o Mundo do Trabalho entrevista Jana Silverman”

  1. Providencial esse debate sobre os movimentos sindicais e economia política na América Latina na atual conjuntura econômica e social crítica, caracterizada pela uberização da força de trabalho em escala global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *