Ditadura militar e as violações contra povos indígenas: O Direito Achado na Rua, com Maíra Pankararu

Nesta edição de O Direito Achado na Rua na TV 61, conversamos com a bacharel em Direito Maíra Pankararu, membro do grupo de estudos coordenado pelo professor José Geraldo de Sousa Junior na Universidade de Brasília (UnB).

Maíra Carneiro Pankararu é aluna indígena do mestrado em Direito pela UnB, no qual estuda Justiça de Transição e Povos Indígenas. E foi justamente sobre este tema, entre outros, que conversamos com ela.

Falamos ainda dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas. E traçamos um paralelo entre a situação dos índios na ditadura militar de 1964 e os tempos atuais, depois do golpe de 16 e especialmente no governo fascista de Jair Bolsonaro, em que os direitos dos povos estão sendo desrespeitados e afloram ameaças de novos genocídios.

Maíra é coautora no livro que está no prelo “O Direito Achado na Rua: Questões Emergentes, Revisitações Travessias”, organizado pelo professor José Geraldo, e publicou recentemente um artigo sobre Memória e Verdade em relação a violações sofridas pelos povos indígenas.

(Foto: Cesare Simioni)

Confira a entrevista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *