‘Xinguilamento, a Força dos Ancestrais’ abre a Mostra Marisol Kadiegi neste sábado, 1º de Maio

Festejando o Mês da África, exibição dos filmes da documentarista angolana segue até o dia 10, intercalando rodas de conversa com convidados

 

Da Redação

 

O filme Xinguilamento, a Força dos Ancestrais, documentário sobre um ritual do povo axiluanda, habitantes da Ilha de Luanda, bairro da capital de Angola, abre neste sábado (1º) a Mostra Marisol Kadiegi, exibição da produção da jornalista, documentarista e ativista angolana feita para a TV Pública de seu país.

A Mostra Marisol Kadiegi faz parte dos festejos do Mês da África, cujo dia é 25 de Maio. O filme já está disponível para o público na TV 61 (canal do Expresso 61) e nos canais do Youtube e redes sociais das instituições parceiras. São elas: Casa de Angola na Bahia, instituição cultural da Embaixada de Angola no Brasil; Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte (Numdi), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; e Mutirum Instituto da Cultura.

A programação da mostra inclui, sempre no dia seguinte a cada exibição, uma roda de conversa da cineasta com convidados. As exibições acontecerão até o dia 9 (domingo), com o último encontro na segunda (10). O objetivo das rodas é debater cada obra e sua referência com o Brasil, a luta dos povos e suas ricas culturas e movimentos.

Amanhã, dia 2 (domingo) acontece a roda de conversa com Marisol sobre o Xinguilamento, tendo como convidados: Filipe A. Vidal, angolano, formado em História e Antropologia, Professor de História das Artes e Antropologia; Tatiane de Oliveira, professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), doutoranda em Estudos de Linguagem e mestre em Educação; Maurício Macedo Vieira, babalorixá, professor doutorando em Educação, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT).

A cineasta

Marisol Kadiegi é jornalista formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), com pós-graduação em “Fotografia como suporte para a imaginação” pela Universidade de Brasília (UnB). Documentarista, roteirista, produtora de conteúdo televisivo e cinematográfico, repórter atuando ainda na produção de eventos culturais. Transita entre o cinema e a televisão em Angola, sua primeira pátria e no Brasil, nação que escolheu como segunda terra.

Confira o filme:

 

One Reply to “‘Xinguilamento, a Força dos Ancestrais’ abre a Mostra Marisol Kadiegi neste sábado, 1º de Maio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *