MPB: Uma grata surpresa chamada Helena Badari

Cantora e compositora paulista faz deliciosas releituras de clássicos da MPB e encanta com suas próprias canções e sua presença de palco

 

Por João Negrão

 

Eu a conheci no Youtube no final do ano passado, enquanto curtia meu passatempo preferido nesses últimos tempos: garimpar músicas, artistas e bandas novas na plataforma de vídeos. Helena Badari foi uma dessas gratas surpresas que surgem e lhe arrebatam a atenção de imediato.

O que mais me atraiu inicialmente nesta linda e talentosa artista é sua versão de clássicos da música popular brasileira, especialmente Belchior, mas ainda Djavan, Cazuza e Gilberto Gil, entre outros da nova e da velha guarda. São releituras feéricas. Seu violão e sua voz vêm em seguida, com interpretações firmes e delicadas e uma levada sutil que lhe imprime sua própria marca diante dos clássicos.

Ainda que ali, sentada com seu instrumento, em algum canto de sua casa, Helena Badari tem uma forte presença de palco, com a expressão de sua voz e sua face, degustando cada nota, cada tom, cada letra. Impossível não se encantar com ela.

Queria dizer sobre Helena faz meses, mas vinha sempre protelando. Até que uma notificação em seu canal me veio e descobri que, além de mandar bem no violão e na voz, ela surge especialmente com uma intérprete de primeira.

Ouvi-la entoando sua versão de “Queremos saber”, de Gil, acompanhada pelo violão de Luiz Waak – seu parceiro nas releituras e nos palcos – é um momento exclusivo para quem está enredado pela sensibilidade à flor da pele como eu nesses tempos tão incertos.

Similarmente, o instante em que “Ori gem”, de sua autoria, me aparece em uma explosão bela e sua levada saborosa, com um sua letra engajada e a mim catártica.

Percorro notícias sobre ela e descubro que é uma artista que tem cerca de dez anos de estrada e se apresentou em importantes espaço da cena musical nacional, com o Itaú Cultural. Nascida em Joanópolis, no interior paulista, Helena Badari é de fato uma cantora e compositora que começa a ter lugar de destaque nos palcos da nova geração da MPB.

Se você desejar conhecer Helena Badari e seu trabalho, confira em suas redes sociais:

Youtube: youtube.com/helenagbadari

Instagram: @helenabadari

Facebook.com/helenabadarioficial

Abaixo compartilho os vídeos que menciono acima mais o que ela canta Alucinação, de Belchior:

 

 

6 Replies to “MPB: Uma grata surpresa chamada Helena Badari”

  1. Espetacular a Helena! Talentosa, com interpretações arrebatadoras! Isso tb se repete no álbum do Spotify, em que, sempre acompanhada do parceiro Luiz Wack, conta com as participações gigantes de Zélia Duncan e Zeca Baleiro. Adoroooo!

  2. Helena Badari é a pura expressão da beleza, talento, harmonia e essência musical em uma só pessoa.
    Em um país onde o lixo musical faz sucesso e dinheiro, reservamos Helena para um lugar que mereça seu talento e beleza. Talvez no país de Alice. Aonde só cabem as Maravilhas.

  3. A Beleza encantadora e a voz afinadissima, compõem a delicadeza sutil e deslumbrante dessa talentosa, brilhante e reveladora intérprete da MPB.
    Talento puro que incinera e enterra lixos da atualidade.
    Helena Badari…um verdadeiro AMOR musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *