Coalizão Negra convoca Ato Nacional por Comida e Vacina

Manifestação organizada por mais de 150 entidades do movimento negro acontecerá em todo o país nesta quinta-feira (18)

 

Por Carol Valbertin, da Redação

 

“Por Comida e Vacina” é o tema do ato nacional convocado pela Coalizão Negra Por Direitos, que reúnem mais de 150 entidades do movimento negro de todo o país. A manifestação está sendo convocada para este 18 de fevereiro (quinta-feira), durante o período da tarde.

Em Brasília o ato acontecerá no gramado do Congresso Nacional, a partir das 14 horas. Em outras cidades, como em Porto Alegre (RS), o ato está marcado para as 14h30, com término previsto para as 16h, em frente à Prefeitura Municipal; e em Cuiabá (MT), onde o protesto é puxado pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) e o Coletivo Negro Universitário da UFMT (CNU), será às 18 horas na Praça da Mandioca, tradicional espaço cultural da cidade.

Na maioria das cidades em que está sendo convocado, os locais serão em frente às casas legislativas (Câmara de Vereadores e Assembleias Legislativas, nos casos das capitais.

O ato público nacional é pela criação de ações de combate à miséria, como a implementação do auxílio emergencial estadual e municipal, a retomada do auxílio emergencial federal de R$ 600 até o fim da pandemia e a vacinação em massa para todas e todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vivemos dias difíceis, essa crise sanitária e econômica tem assolado o Brasil, o povo brasileiro tem sofrido com o desemprego, a fome, e com as consequências desse desgoverno aumentou a violência contra as mulheres e a violência policial que mata nossa juventude negra todos dias. Os movimentos sociais tem papel fundamental na conscientização do nosso povo, e portanto estamos indo as ruas dizer para esse governo fascista que resistiremos e queremos políticas públicas que garanta o desenvolvimento do país, emprego, uma auxilio emergencial de 600 reais, saúde para todos e todas, um SUS de qualidade e vacina já. E fora Bolsonaro!”, exclamou Santa Alve, presidenta da Unegro do Distrito Federal.

A Coalizão Negra por Direitos apresentará um manifesto e um documento reivindicativo aos representantes das casas legislativas, a fim de que, no âmbito municipal, estadual e federal seja pautado, em caráter de urgência, a vacinação e o auxílio emergencial, enquanto durar a pandemia, estimulando, ainda, a adoção de uma política pública decente de renda básica.

Compareçam de máscara, levem álcool em gel e respeitem o distanciamento mínimo (1.5m). Se possível, levem panelas e pratos vazios.

Assinem a petição pública: https://www.auxilioateofimdapandemia.org/

Sigam as redes sociais: @coalizaonegra e @coalizaonegrapordireitos.

https://chat.whatsapp.com/B4ye9Myk8cZCjX89q7zJNk

__________________________________________________

APOIE O EXPRESSO 61

Leitora e leitor amigxs: ajude o Expresso 61. Somos mantidos com apoio daquelas e daqueles que defendem a mídia alternativa e democrática.

VOCÊ PODE AJUDAR fazendo um PIX – 49237101104 – em qualquer valor.

EM BREVE divulgaremos outras formas de apoio.

Grato.

 

2 Replies to “Coalizão Negra convoca Ato Nacional por Comida e Vacina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *