Oficinas de Skate transformam vidas no Projeto Viver Melhor, realizado com crianças e adolescentes de Várzea Grande

Projeto ainda oferece diversas outras oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade

Por Ana Luiza Queiroz, da Redação

O projeto Viver Melhor vem se destacando ao oferecer oficinas de skate para crianças e adolescentes em Várzea Grande, promovendo não apenas o aprendizado do esporte, mas também valores fundamentais para a formação pessoal e cidadã. Ele é realizado pela Associação Atlética e Cultural Nacional em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, colaboração do Mutirum Instituto da Cultura e recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Dr. Leonardo.

À frente dessas oficinas está Igor Peron, atleta de 19 anos, campeão mato-grossense de skate e representante do estado em competições nacionais. Igor compartilha sua experiência pessoal e o impacto do projeto, contando que o skate foi muito importante em sua vida. “O skate me ensinou a nunca desistir, a sempre levantar mais forte após uma queda. Acredito que o esporte salva vidas, e passar esses ensinamentos para as crianças ajuda a formar pessoas melhores, adultos melhores, que levarão esse aprendizado para toda a vida”, relata.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

O Viver Melhor oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças têm a oportunidade de aprender o esporte com orientação de alguém que os incentiva. Igor ressalta a importância desse suporte, citando que é essencial ter uma orientação inicial. “É uma sensação única de ver a felicidade das crianças, de poder estar lá auxiliando. Acho que o sonho da maioria que já quis ter sido jogador e atleta é passar por isso em forma de projeto. Muitos de nós não tivemos ninguém para nos ajudar, passando as bases, as instruções, e acho isso muito incrível no projeto”, conta.

Além do desenvolvimento técnico no skate, o Viver Melhor reforça o papel do esporte como instrumento de inclusão social, promovendo a saúde física e mental, a socialização e a construção de sonhos. Ele também reforça a importância do esporte como ferramenta de inclusão, resgate social e promoção da autoestima. As oficinas de skate proporcionam um ambiente seguro e motivador, onde cada criança encontra espaço para crescer, superar desafios e sonhar mais alto.

A iniciativa segue aberta a novos participantes, reafirmando o compromisso de formar não apenas atletas, mas cidadãos mais fortes, resilientes e preparados para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *