Por Albízzia Lebbeck
O Almanaque 61 deste sábado, 10, vai falar da participação do povo negro na equipe de transição do governo Lula. Vamos abordar ainda a psique da raça negra, que anda muito machucado nos últimos tempos. E trataremos ainda de literatura e música.
O programa vai ao ar a partir das 10 horas (horário de Brasília) pela TV 61, o canal no Youtube do portal Expresso 61, e pela página no Facebook.
Povo negro na transição
Para falar sobre a participação do povo negro na transição do governo Lula, convidamos Fran Paula, quilombola, engenheira agrônoma formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Ela é mestra em Saúde pública pela Fiocruz, educadora popular da ONG Fase em Mato Grosso. Vice presidenta da região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e representa a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas no GT de Desenvolvimento Agrário da transição do governo Lula.
Neste tema teremos conosco também Silviane Ramos Lopes, doutora em Sociologia pela UFSCAR, mestre em História e especialista em Sociedade e Meio Ambiente pela UFMT. Quilombola de Porto Calvário, em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT); ativista antirracista, presidente do Coletivo Herdeiras do Quariterê, do qual foi fundadora; membro do Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso, membro do CENEG, NSB, MPS, vice-presidente da CONAQ estadual, consultora do CDIR/ OAB/ MT. Pesquisadora das mulheres negras e quilombolas; escritora e poetisa, compõe o Mulherio das Letras e o Núcleo Cultural de Escritoras Pretas de Mato Grosso.
Psique do povo negro
Como anda a psique da raça negra, que anda muito machucado nos últimos tempos de pandemia e governo fascista? Para falar sobre o tema, temos como convidado Roberto Rodrigues, jornalista e psicanalista, membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA/DF) e articulista do jornal Correio Braziliense. Com ele vamos falar ainda sobre essa neurose coletiva dos bolsonaristas e seus atos anto-democráticos.
Música e Literatura
Em nosso quadro de Música, vamos receber Anselmo Parabá, músico, cantor, compositor, arte educador, diretor artístico, assistente social, gestor cultura e CEO da Startup Social Anjos da Lata e Banda Mandala Soul.
Sobre Literatura falaremos com Antonio Peres Pacheco, jornalista, poeta e escritor. Goiano, reside em Cuiabá há 35 anos. Membro fundador do coletivo literário UnPoema (União dos Poetas do Médio Araguaia) nos anos 1980 em Barra do Garças. Tem publicado seis livros, sendo os dois últimos “O Universo no Espelho” e “Versos náufragos em rios sem margem”. Desde 2009 mantém e edita o site de notícias Pauta Extra.