Os bastidores da resistência ao golpe em Brasília: Pensar DF entrevista Ricardo Cappelli

Jornalista, pós-graduado em administração pública, foi nomeado interventor federal na Segurança Pública de Brasília no dia 8 de janeiro de 2023

 

Da Redação

 

Muito já se falou sobre o dia 8 de janeiro de 2023, quando a horda bolsonarista invadiu a Praça dos Três Poderes, destruiu as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário, desencadeando a etapa mais radical do golpe de estado em curso tramado e comandado pelo ex-presidente inconformado com a derrota no final de outubro de 2022.

O jornalista Ricardo Cappelli, então secretário-executivo do Ministério da Justiça comandado então por Flávio Dino, teve participação de destaque na resistência ao golpe. Em verdade, foi o personagem central do enfrentamento ao ser nomeado interventor federal na Segurança Pública da capital federal, àquelas alturas parte das maquinações devido à omissão do governador Ibaneis Rocha e a “fuga” estratégica do secretário Anderson Torres.

Esta resistência ao golpe de 8 de janeiro será o tema central da entrevista com Ricardo Cappelli ao programa Pensar DF desta quinta-feira (02/10), às 19h, ao vivo pela TV 61, o canal no YouTube do portal Expresso 61. A apresentação é do professor, advogado e historiador Alisson Lopes, do jornalista e escritor Dioclécio Luz e do jornalista João Orozimbo Negrão.

Confira o link da transmissão ao final deste texto.

Ricardo Garcia Cappelli é formado em jornalismo e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 25 anos de experiência em cargos públicos nos três níveis de governo, assume a presidência da ABDI em 2024 após atuar como secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Após cumprir a função de interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, foi secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Ligado ao então governador do Maranhão, Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cappelli foi, de 2021 e 2023, foi secretário estadual de Comunicação do governo maranhense. Antes, de 2015 e 2021, chefiou a Secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.

Sua experiência na administração pública registra ainda a passagem pelo Ministério do Esporte, onde foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social entre 2013 e 2015. Foi também, de 2009 a 2011, membro do Comitê de Patrocínios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. No Governo do Rio de Janeiro, foi coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude.

Abaixo, o link da transmissão. Acione o sininho para receber a notificação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *