Programa denuncia a ganância privada sobre o público na capital federal facilitada pelo entreguismo do governador Ibaneis Rocha
Da Redação
O programa Pensar DF estreia nesta quinta-feira (25.09) tratando de um tema sensível: a privatização de serviços e espaços públicos da capital federal. Para iniciar o debate, convidamos o deputado distrital Gabriel Magno (OT), uma das vozes contrárias ao entreguismo do governador Ibaneis Rocha, que facilita a ganância empresarial sobre o patrimônio público.
O Pensar DF vai ao ar às 19h, ao vivo, pela TV 61, canal no YouTube do portal Expresso 61. A apresentação é do professor, advogado e historiador Alisson Lopes, do jornalista e escritor Dioclécio Luz e do jornalista João Orozimbo Negrão. Os três são ativistas que atuam conjuntamente em algumas frentes democráticas dentro de fora das mídias sociais.
Nosso entrevistado
Gabriel Magno é professor da rede pública de ensino e militante pela educação. Foi eleito deputado distrital (PT-DF) em 2022 e é presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde defende a educação, os direitos humanos, estudantis, trabalhistas, culturais, dos pequenos agricultores e pela criação e fortalecimento de políticas públicas educacionais, de saúde e de assistência social para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Nosso time
O brasiliense Alisson Lopes é professor de História e advogado. Especialista em Educação e em Direitos Humanos, é capoeirista e um grande disseminador deste esporte nacional. Nas redes, manteve por longo período o programa Direito à Cidade, pelo qual discutiu os direitos dos cidadãos sobre seus territórios.
Dioclécio Luz é jornalista e escritor, natural de Cabrobó (PE), mora há mais de 30 anos em Brasília, tempo em que atua no rádio produzindo e apresentando o programa “Canta Nordeste”. Tem mestrado pela UnB, ministrou cursos e oficinas de comunicação, radiojornalismo, cultura e meio ambiente para movimentos sociais, universidades, instituições internacionais e ONGs. Por mais de 15 anos foi assessor na Câmara dos Deputados e, depois, no Ministério do Meio Ambiente. Publicou 14 livros sob temas diversos. O mais recente, “A escola do medo”, resultado de uma pesquisa de quatro anos, critica a entrega de escolas públicas para os militares da PM, Bombeiros e Forças Armadas.
João Orozimbo Negrão, jornalista nascido em Brasília, foi repórter, editor e diretor de diversos veículos de comunicação no Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás. Tem especialização em Marketing, um livro-reportagem publicado (Um levante da cuiabania) e mais dois no prelo (Sargento Filho – A história do professor de Brasília que peitou o chefe do crime organizado em Mato Grosso; e Confissões de um repórter que (quase) sempre entrou na pauta).
Confira abaixo o link da transmissão: