Oficinas de teatro no projeto Viver Melhor despertam criatividade e cidadania em jovens de Várzea Grande

Vivências teatrais estimulam a criatividade, fortalecem vínculos e mostram novas possibilidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Por Ana Luiza Queiroz, da redação

O projeto Viver Melhor, promovido pela Associação Atlética e Cultural Nacional em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, colaboração do Mutirum Instituto da Cultura e recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Dr. Leonardo, expande as possibilidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oficinas culturais, esportivas e de inclusão digital.

Entre as atividades oferecidas, a oficina de teatro, ministrada por Edlael Marques, de 37 anos, tem se destacado pelo impacto junto aos participantes. “Ver o entusiasmo deles, ouvir e buscar conhecê-los. Teatro é contar histórias. Recentemente, um aluno compartilhou que sua mãe está grávida e resolvi propor uma cena sobre como o pai daria a notícia à mãe. Foi muito divertido, eles puderam imaginar e criar juntos. As crianças e adolescentes têm se permitido vivenciar e tem sido um tempo de muito aprendizado”, relata.

Para o educador, o Viver Melhor resgata a infância em tempos de excesso de telas e jogos digitais. “O projeto está proporcionando de fato esse Viver Melhor, mostrando para as crianças que a internet é um ambiente de conhecimento, mas existe uma vida fora dela. Em sala de aula, ouvi as crianças dizendo: ‘Que legal que o projeto retornou, estou muito feliz’”, conta.

Edlael também acredita que as oficinas ajudam a formar cidadãos mais conscientes e colaborativos. “Na minha aula, eles aprendem a construir personagens, trabalhar em equipe, criar cenas, se reunir com colegas, dar opinião, se abrir e ajudar uns aos outros. A vida não é individual, é coletiva. Nós vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros. À medida que amadurecemos, aprendemos que crescemos juntos. As crianças e adolescentes aprendem conosco e nós aprendemos com eles, é uma troca de conhecimento. Acredito muito nisso”, afirma.

O Viver Melhor segue promovendo oficinas que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e o fortalecimento de vínculos familiares, além de abordar temas como saúde mental, prevenção ao uso de drogas e inclusão digital. A iniciativa transforma a rotina dos participantes e amplia suas perspectivas de vida por meio do acesso à arte, esporte e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *