Fundação Nacional das Artes reconhece o repentista Ivanildo Vila Nova como mestre das artes brasileiras

Com mais de 60 anos dedicados ao ofício do repente, Ivanildo é um dos contemplados pelo Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes

A Fundação Nacional de Artes – Funarte reconheceu o repentista Ivanildo Vila Nova como um dos 50 Mestres das Artes Brasileiras. Contemplado no Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes, Ivanildo é celebrado pela sua contribuição para o repente e a cantoria, manifestação reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Nascido em Pernambuco e morador de Campina Grande (PB), ele aprendeu o ofício de sua arte com o pai, o famoso cantador José Faustino Vilanova. Desde criança, Ivanildo o acompanhava em suas apresentações e tomou gosto pelo universo das rimas, da literatura e dos causos que valorizam as vivências dos cantadores e contribuem para o fortalecimento da identidade cultural nordestina. 

Reconhecido por clubes, associações, rádios e pela sociedade como um dos maiores repentistas de todos os tempos, Ivanildo participa ativamente da realização de congressos e festivais de violeiros e cantorias, reunindo os melhores repentistas do Nordeste e revelando cantadores totalmente desconhecidos. Seu histórico de atuação e parcerias é longo, tendo lançado discos em vinil, CD’s, DVD’s, livros, participado de documentários e mais de 30 discos com diversos repentistas contemporâneos e da nova geração. É o autor da canção “Nordeste Independente”, em parceria com Bráulio Tavares e gravada pela cantora Elba Ramalho.

Ivanildo é um dos principais responsáveis pela profissionalização do repente e atua diretamente na transmissão de seus saberes junto a repentistas mais jovens, dividindo o palco, promovendo cantorias e desafios com jovens aprendizes do universo das rimas.

Ele faz parte, no segmento de Música, das 50 contempladas e contemplados no Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes, mecanismo inédito que reconhece agentes das artes com mais de 60 anos, considerados “mestres das artes”, de todas as regiões do país. Para concorrer ao prêmio, mestras e mestres são indicados por organizações, grupos ou coletivos que os reconhecessem como referência nas artes. Com um investimento total de R$ 5 milhões, o prêmio é uma iniciativa-piloto que visa ao fomento e à difusão da memória das artes no Brasil, por meio do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de suas contribuições e atuação como referência nos segmentos das artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *