O projeto de introdução à capoeira para as turmas de 9º ano do CEF Caseb (909 Sul) chega ao ápice na sexta-feira (17) às 10h, quando mestres de capoeira irão até ao ginásio da escola para uma roda de conversa e claro, para que os estudantes que durante o semestre possam mostrar para todo o colégio o que aprenderam, jogando capoeira com grandes nomes de Brasília. O Mestre Ligeirinho, irá coordenar a roda de manejo do berimbau.
“É um projeto de introdução à capoeira nos seus aspectos históricos, culturais, também como dança e luta para os estudantes. Assim, demonstrando a negritude da capoeira e sua importância na brasilidade de nossa nação, pois ela é patrimônio imaterial, representa resistência e resiliência da cultura negra na história do Brasil” conta o professor Alisson Lopes, que está à frente do projeto ao lado do professor Gabriel Schuls.
Cerca de 150 alunos(as) se envolveram nesta iniciativa e Alisson percebeu que “alguns estudantes começaram a praticar capoeira em suas comunidades, a participação nas aulas aumentou e também cresceu o interesse deles na cultura brasileira. O envolvimento de todos e todas foi expressiva”, comemora.
Reinaldinho, ex-participante do grupo Terra Samba, também está envolvido na organização. “Em uma das primeiras escolas de Brasília vai acontecer um evento maravilhoso e vai ter capoeira, porque vamos falar de cultura e ela logicamente não pode faltar.”
Toda a comunidade está convidada.
Fonte: SINPRODF