Foto: AMM
Um balanço realizado pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), divulgado nesta semana, apontou que foram concluídos pela Coordenação de Projetos, 604 serviços e projetos somente no ano de 2023. O número é referente aos atendimentos concedidos aos municípios e que oportunizaram a economia de R$ 427.669.405.17.
Somente em agosto, foram concluídos 80 projetos, resultando na economia de R$ 11.116.635,19. Ainda de acordo com o levantamento, entre as cidades que se destacaram na procura pelos serviços estão: Santa Cruz do Xingu, Juscimeira, Nova Ubiratã, Conquista do Oeste, Primavera do Leste, Porto Alegre do Norte, Cáceres, Nova Santa Helena, Bom Jesus do Araguaia, Chapada de Guimarães e outros.
Um dos setores mais procurados pelos gestores municipais, a Coordenação de Projetos atua na elaboração de propostas de engenharia e arquitetura, além de orientar a captação de recursos para execução de obras municipais. Esse trabalho é desenvolvido por mais de 60 profissionais, dentre eles, arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, sanitaristas, ambientais, agrônomos, topógrafos e geólogos. O setor é coordenado por Marcos Monteiro e Vívian Teixeira.
De acordo com o presidente da AMM, Neurilan Fraga, este setor elabora projetos nas mais diversas áreas como saúde, educação, social, infraestrutura urbana, saneamento, iluminação, meio ambiente, lazer, turismo, agroindústria e vários outros. “As equipes visitam os municípios para fazer o levantamento urbanístico e também auxiliar as equipes das prefeituras. Depois elaboram os projetos, atendendo as solicitações dos gestores municipais”, assinalou.
A Coordenação de Projeto recebe diariamente a visita dos prefeitos em busca de ajuda. O gestor de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Gonçalves, foi um dos atendidos pela equipe. “Estou no sétimo ano de mandato e tudo o que precisamos da AMM fomos atendidos. Como a prestação de serviço pelo setor de Engenharia e tantos outros. Sempre fomos muito bem atendidos”.
O prefeito de Nova Ubiratã, Edegar Bernardi, também falou do atendimento recebido e de como isso contribui para o desenvolvimento local. “A AMM sempre foi parceira desde que assumi a gestão. Conversamos sobre os novos projetos do Governo do Estado, a recuperação de rodovias e ruas urbanas dos municípios”, comentou o gestor municipal.