Representada pelo secretário Fabiano Piúba, Cultura participa de diálogos para apresentação de políticas públicas brasileiras sobre cultura e educação
O Ministério da Cultura (MinC) participa nos dias 4 e 5 de setembro, na Argentina, do Encontro Nacional de Formação Cultural, no Centro Cultural Kirchner. Representada pelo secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba, integra , nesta terça (5) a “Conferência Magna: “Cultura, política e soberania na América Latina”.
“Estou na Argentina para participar desse importante Encontro Nacional de Formação Cultural. Um espaço para apresentação do que o MinC tem feito. E vamos falar sobre as experiências das políticas culturais do Brasil”, afirma o secretário da Sefli.
O evento é organizado pelo Ministério da Cultura da Argentina e pela Secretaria de Gestão Cultural, através da Direção Nacional de Formação Cultural, que reúne milhares de trabalhadores culturais de todo o país. Na mesa com representação do MinC a proposta é a reflexão sobre as perspectivas e desafios das políticas culturais no quadro dos processos democráticos regionais, considerando as múltiplas dimensões da cultura, tanto no campo simbólico, em relação à construção da cidadania, comunidades e federalização, como bem como em termos de trabalho, desafios dos modelos industriais e das novas tecnologias em função do desenvolvimento autónomo dos países e da integração regional.
Também participarão da “Conferência Magna” Federico Prieto, Secretário de Gestão Cultural do Ministério da Cultura da Nação, da Argentina; Verónica Mato, deputada nacional do Uruguai; Marianela Riquelme Aguilar, chefe do Departamento de Cidadania Cultural da Subsecretaria das Culturas das Artes do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile; e Matías Capeluto, diretor Executivo da Casa Pátria Grande “Presidente Néstor C. Kirchner”, na Argentina.
Formação
O Encontro Nacional de Formação Cultural insere-se num conjunto de atividades em desenvolvimento para a formação e atualização contínua das ferramentas e conhecimentos dos trabalhadores. O evento reúne milhares de trabalhadores culturais de todo o país. Esta atividade insere-se numa política pública importante do Ministério da Cultura da Nação desde 2019. O seu eixo é a formação e profissionalização de gestores, produtores, formadores e promotores culturais, procurando criar e fortalecer espaços, redes e projetos ligados a práticas culturais.
Durante os dois dias haverá master classes, conversas, oficinas, mesas de vivência e troca e exposições sobre arte, tecnologia, ambientalismo, tango argentino; públicos, audiências e comunidades, formação para gestão cultural, vivências e conhecimentos comunitários; participação, cultura, democracia e política; conhecimentos e ofícios, entre outros temas e conhecimentos.
Ainda na Argentina, Fabiano Piúba participa de reuniões e encontros com autoridades, gestores e agentes culturais do país sobre a pauta cultura e educação.
Confira aqui a programação completa do Encontro Nacional de Formação Cultural aqui.
Fonte: MinC