Fundação Cultural Palmares (FCP) lança nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2023, as inscrições para a II Edição Prêmio Jovens Quilombola Inovador, que tem como objetivo selecionar 30 (trinta) projetos realizados por alunos quilombolas e impulsionar a criatividade acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombo, certificadas pela instituição valor individual bruto de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) cada. As inscrições terão início a partir desta quarta-feira, 23 de agosto de 2023.
Os estudantes devem ser beneficiados pelo programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2022.
Conforme consta no edital, os projetos apresentados deverão estar voltados à melhoria das condições de vida e ao etnodesenvolvimento das comunidades quilombolas, com temas vinculados ao uso tradicional da biodiversidade, da inovação e tecnologia sustentáveis, manifestações culturais afro-brasileiras, etnoturismo, empreendedorismo autogestionados e projetos pedagógicos de entidade quilombola.
A FCP propõe, por meio deste edital, impulsionar a futura aplicação prática voltada para o desenvolvimento e melhoria de vida das Comunidades Quilombolas. Além disso, busca incentivar a implementação de negócios agregados às iniciativas propostas, mapeamento e identificação de inovações tecnologia sustentáveis para comunidades quilombolas, das manifestações culturais afro-brasileiras, das potencialidades de etnoturismo e empreendimentos autogestionados coletivos passíveis de serem replicados, bem como projetos pedagógicos de identidade quilombola para multiplicação nas demais comunidades em todo o território nacional.
O concurso terá três fases.
A primeira será a de inscrição, a qual os participantes deverão fornecer seus dados pessoais, bem como a ideia principal de seu projeto. Nela, conterá ainda a fase de habilitação na qual serão verificados os documentos enviados.
A segunda, de classificação etapa de análise e avaliação das iniciativas, classificatória e eliminatória, às quais serão submetidas notas somente aos candidatos habilitados na etapa anterior.
E a última, de premiação e recebimento do prêmio.
Os candidatos deverão preencher todos os campos obrigatórios do formulário de inscrição, onde haverá campos específicos em que deverá preencher informações e anexar em formato jpeg ou pdf.
A proposta do Prêmio Jovem Quilombola Inovador vem trazer o incentivo necessário para que jovens de comunidades quilombolas possam protagonizar seu próprio desenvolvimento, saberes, cultura e se autorreconhecerem como intituladores e reconheceres nas pesquisas científicas as potencialidades de seu patrimônio afro-brasileiros.
Fonte: Fundação Cultural Palmares