Da Assessoria do Mutirum Instituto da Cultura
Com objetivo de promover a formação e nivelamento de informações sobre o setor cultural, a Academia Viva está promovendo uma oficina de Planejamento e Gestão Cultural para trabalhadores, empreendedores e empresas do setor em Barra do Garças (511 km de Cuiabá). A oficina teve início no dia 17 e finaliza nesta sexta-feira (21.07).
O advogado e produtor cultural Mario Olímpio, especialista em Planejamento e Gestão Cultural e diretor do Mutirum Instituto da Cultura, explica este trabalho de formação e nivelamento de informações sobre o setor produtivo da cultura.
“É fundamental para que os trabalhadores e trabalhadoras, empreendedores, empresas, organizações da sociedade civil, enfim, toda a cadeia produtiva da cultura possa acessar o arcabouço jurídico, as ferramentas de acesso a recursos públicos e privados para desenvolver projetos na área e exercitarem os direitos culturais”, afirmou ele.
“Aqui em Barra do Garças está sendo muito produtivo. Mais de 30 entidades estão participando do trabalho que está sendo realizado na sede da Academia de Letras, Cultura e Artes, com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), dentro do edital dos pontos de cultura”, concluiu Mário Olímpio, que foi um dos mentores da oficina.
A oficina tem como temas como Clínica, Elaboração e Gestão de Projeto, Criação e Gestão de OSC’s, Lei Rouanet, SIGCOn MT, TransfereGov, editais e emendas parlamentares.
A Academia Viva é um projeto de revitalização da Academia de Letras, Culturas e Artes do Centro Oeste e tem como parceira o Mutirum Instituto da Cultura, organização da sociedade civil que já realizou outros projetos em Barra do Garças e região.