Por Albízzia Lebbeck
O programa Almanaque 61 deste sábado (21.01.23) terá como convidado João Ormond, violeiro mato-grossense, radicado em São Paulo. Cantor, compositor, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ormond é um incessante representante da música regional brasileira.
O Almanaque 61 vai ao ar pela TV 61, canal no Youtube do Expresso 61, e pela página do site no Facebook.
Teremos ainda a presença dos nossos colunistas Paula Regina Gomes, Álisson Lopes e Manoel Motta. Em sua coluna “Socialogando”, a socióloga Paula Gomes abordará o tema “Direitos Humanos e a Sociabilidade Cidadã”.
Em sua coluna Direito à Cidade, o advogado, historiador e professor Álisson Lopes comentará sobre a injúria racial, que acaba de ser transformada em crime de racismo.
O professor-doutor e analista político Manoel Motta abordará o tema “Militarismo Brasileiro”, dentro de sua coluna “Margem Esquerda”.
João Ormond
O artista João Ormond, em sua trajetória, sempre buscou contribuir para a preservação e valorização das identidades culturais e ambientais, cantando as belezas da fauna e flora, os amores, a simplicidade, as tradições, costumes, danças, festas religiosas e crenças, o que tem de mais belo e singelo do nosso sertão.
A obra de João Ormond (14 álbuns + EPs + Singles), recentemente gravou três audiovisuais/álbuns digitais “Por Todo Canto”, “Tietê – Rio dos Sonhos” e “Eu Nasci com Asas”. Singles em parcerias com Zé Geraldo, João Carreiro, Ana Rafaela, entre outros.
Premiado recentemente – 2021, no Prêmio Grão de Música pelo conjunto da obra.
Sua obra é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso-Brasil, revelando uma hibridação de sons e composições que sintetizam o que há de mais fino na chamada música popular brasileira (MPB).
Participarão da entrevista com João Ormond a musicista Josi Crispim e o jornalista Jonas Silva.