Fórum de Cultura e oficinas também aconteceram no município
Por Assessoria
O município de Ribeirãozinho recebeu na sexta-feira (25), o projeto Circula Portal do Araguaia. Foi um dia de muitas ações, em uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Portal do Araguaia (CIDESAPA) em parceria com o Instituto de Cultura Mutirum e a secretaria de Cultura de Mato Grosso.
Durante a sexta, foi realizado o Fórum Cultural, que levou capacitação para os agentes culturais da cidade, além de definir as metas para os próximos 10 anos para o setor. Houve também uma Feira Cultural e ainda oficinas de Hip Hop, Teatro e Capoeira. A secretária de Cultura e Turismo do município, Jeanne Ribeiro, fala sobre a importância do projeto Circula Portal do Araguaia para o Ribeirãozinho: “É uma iniciativa que fortalece a região.
Conseguimos levar capacitação para quem trabalha com Cultura aqui, principalmente na área de elaboração de projetos”. Quem também participou foi o secretário de Cultura de Barra do Garças, Alessandro Matos, que afirma que o Circula fortalece toda a região: “Não apenas Ribeirãozinho ou Barra do Garças, mas todas as cidades por onde o projeto passa são fortalecidas. É algo inédito e aproxima as cidades. Conseguimos passar nossas experiências e aprender muito com o que cada um dos municípios tem para mostrar”. Mais uma vez, uma programação recheada de opções, deixou o Circula com mais de 12 horas de ações dentro de Ribeirãozinho.
Uma maneira de “fortalecer e agregar a Cultura para que os cidadãos tenham acesso a conhecimento e intervenções artísticas de altíssima qualidade”, garante Mário Olímpio, coordenador do Circula Portal do Araguaia. No período da noite, a escola Paulo Freire, foi palco de mais uma série de ações artísticas, com as apresentações. As crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos abriram o evento. Que seguiu com hinos de louvor gospel, da igreja Assembleia de Deus Missão.
Em seguida, Dança de Catira e Sophia Moreira tomaram conta do palco. Ainda na sexta-feira, a população apreciou a intervenção teatral com Juliane Coelho e João do Couto. E também dança contemporânea, capoeira, dança do ventre com a Cia Hadarah Malak, Eudes e Candinho e apresentações de Break e Hip Hop. O Circula segue agora para Pontal do Araguaia, na próxima terça-feira, dia 29 de novembro.
Para mais informações, basta seguir a página no Instagram: @circulaaraguaia.