Jaciara está entre as cidades do Brasil escolhida pela Expedição “De Remo e Alma”, projeto desenvolvido por uma equipe de atletas do cenário de canoagem nacional Pepe Gonçalves, Caio Moreno e João Vitor, que viajam o trajeto de cerca de 5 mil quilômetros pelo coroação do Cerrado, descobrindo, explorando e documentando a paisagem da região, referente a liberdade, a cultura e a prática da canoagem nos melhores rios do mundo.
O município jaciarense, que recentemente completou 64 anos fundação, possui um potencial riquíssimo de belos pontos turísticos, entre eles, o Rio Tenente Amaral, onde existem várias cachoeiras, sendo principais atrativos que motivaram a equipe de aventureiros em mostrar a cidade ao mundo.
A expedição começou no dia 8 de novembro e já percorreu o trajeto em São Paulo (SP), Santa Rita do Araguaia (GO) e também passou por Chapada dos Guimarães e Campo Novo do Parecis (MT). No último domingo (13.11), a iniciativa foi realizada nas águas do Rio Tenente Amaral de Jaciara, tendo a saída na Cachoeira da Fumaça. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
“A diferença que em Jaciara tem muitos grupos de canoístas e são poucos divulgados no Brasil. Até mesmo, alguns moradores não tem conhecimentos desses profissionais e não sabe quem tem formação. Hoje, por exemplo, tivemos a oportunidade de remar com o Hiltinho Figueiredo, um dos melhores canoístas do estado de Mato Grosso e o Fernando, que ainda é aluno e está sendo avaliado. Então, eles foram convidados ao projeto até para fazermos um contraponto de canoístas experientes e dos que estão começando agora na escola de Jaciara”, disse o atleta Caio Moreno, que tem mais de 22 anos de experiência em canoagem e um dos profissionais do Kaiak Nacional que acumula várias expedições e primeiras descidas.
“O Cerrado é o centro do coração do Brasil. E Jaciara é um dos paraísos para esse tipo de esporte. Então, nesse primeiro momento, o projeto tenta mobilizar o governo estadual, as prefeituras, por meios das secretarias, a fim de divulgar o potencial turístico e a cultura das cidades ao Brasil e para o mundo. E para o âmbito do kaiak, ninguém nunca veio para esses lugares e são inacessíveis para pessoas comuns. Assim, podemos oferecer uma estrutura com equipamentos de filmagens à publicidade sobre o local”, salientou o campeão canoísta Pepe Gonçalves, que coleciona 10 títulos nacionais, 2 ouro em copas do mundo e jogos pan-americanos e uma final olímpica inédita, sobre a iniciativa às autoridades locais.
Durante a visita dos canoístas na cidade, o secretário Municipal de Turismo, Stallone Moura, acompanhado do coordenador de Pesquisas e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, Antonioni Campos de Arruda, falaram sobre a expedição que contribuirá ao desenvolvimento municipal e estadual.
“A Prefeitura e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, disponibilizou todo esse suporte à equipe de canoagem do projeto De Remo e Alma, para que pudesse desenvolver a ação no nosso município. Contudo, acreditamos que essa iniciativa vai fomentar a divulgação das nossas belezas naturais ao mundo”, disse o gestor do Turismo de Jaciara.
“Agradecemos a parceria da Prefeitura de Jaciara, por estar recebendo e dando apoio ao projeto que acompanha a secretaria adjunta de Turismo, para que o município seja beneficiado com outras cidades. O governador Mauro Mendes sempre se preocupou com as questões do Turismo. Com certeza, ao próximo ano, teremos mais cidades poderão ser contempladas”, comentou o representante da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso.
Curso de canoagem em águas brancas – A capacitação será realizada nos dias 19 e 20 de novembro no Pesque Pague Eco Gaeta, e no Rio Tenente Amaral, nas imediações da Estrada Parque, em Jaciara. O curso será voltado para pessoas iniciantes e intermediárias da canoagem. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (66) 99910-5145 (com Hilton Felipe da Cunha Figueiredo, instrutor da American Canoe Association (ACA).
Fonte: Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara