Por Zezé Silva
Um dos mais tradicionais e mais belos parques de Goiânia foi escolhido para compor a rota do passeio ciclístico do grupo Na Bike com Deficientes Visuais (NBDV). Neste domingo, 18 de setembro, ciclistas com vasta experiência na atividade desportiva e deficientes visuais percorrem cerca de 12 quilômetros no percurso de ida e volta do Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, ao Bosque dos Buritis, no Setor Sul.
Durante o trajeto, os deficientes visuais vão receber informações de todos os pontos turísticos, parques ambientais e locais pitorescos existentes entre o ponto de largada e a chegada. O relato durante a visita guiada é prestado pelos condutores e por coordenadores do NBDV. Essa estratégia constitui um dos principais objetivos do NBDV, de proporcionar ao deficiente visual o conhecimento ou, em muitos casos, o reconhecimento da cidade onde vive.
O NBDV foi criado em 2017. Atualmente a entidade tem cerca de 50 participantes, entre condutores e deficientes visuais. Entre os DVs, há que nasceram com doenças congênitas, os que tiveram problemas visuais depois de sofrerem acidentes e pessoas com autismo, entre outros agravos. Estas questões, contudo, não impedem que os participantes atuem com independente e vivam a felicidade de passear e apreciar o que há de belo e significativo em Goiânia.