Por Zezé Silva
A manhã deste domingo terá um sabor especial para um grupo de pessoas que têm deficiência visual e que vivem, no dia a dia, limitações para a prática de esportes e atividades interativas. Eles vão participar de um passeio ciclístico pelas ruas e avenidas de Goiânia, guiados por ciclistas que têm vasta experiência em pedais.
A ação, caracterizada por alegria, amizade, descontração e busca por conhecimento, integra uma das atividades desenvolvidas pelo grupo Na Bike com Deficientes Visuais, o NBDV. O passeio guiado, realizado a bordo de bicicletas tandens, adaptadas para a acomodação de condutores e deficientes visuais, vai acontecer a partir das 9 horas.
O grupo vai sair do parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, e seguir em direção ao Setor Marista. Lá, eles descansam, se hidratam e retornam para o ponto de partida. Criado em 2017, o NBDV tem, atualmente, cerca de 50 participantes, entre condutores e deficientes visuais. Grande parte dos portadores de deficiência visual é criança.
Entre os deficientes visuais há aqueles que nasceram com doenças congênitas; os que tiveram problemas visuais depois de sofrer acidentes e pessoas com autismo, entre outros agravos. Estas questões, contudo, não impedem que os participantes atuem com independência e prazer e vivam a felicidade de passear e apreciar o que há de belo e significativo em Goiânia.
Eu vivo pra esse projeto.
Eu vivo por esse projeto.
Eu sirvo para meus amigos desse projeto.
Muito bom o movimento. Sou deficiente visual e participo há mais de quatro meses. Já participei de uma competição e dia 18 de setembro terei minha segunda participação. Parabéns a todos. pedalar é sentir o vento no rosto, de liberdade, então nós deficientes visuais sentimos isto com ajuda dos condutores.