A Secretaria de Assistência Social de Jaciara recebeu mil e noventa e cinco inscrições de famílias de baixa renda que podem ser beneficiadas para os programas sociais do Governo Federal. A estatística é do Cadastro Único (CadÚnico), referente ao mês de janeiro deste ano,
O Cadastro Único é a base de dados do Governo Federal, onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda domiciliadas no território brasileiro, que são aquelas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
De acordo com a secretaria de Assistência Social, o programa Auxílio Brasil, extinto “Bolsa Família” é um dos programas sociais mais foi procurado pelos brasileiros. A pasta também realiza a emissão de carteiras do idoso, inclusão de famílias de baixa renda ao programa Tarifa Social de Energia, atualização ao Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e outros, utilizando o Cadastro Único.
No total, 5.171 famílias foram inseridas no Cadastro Único, entre janeiro e novembro de 2021, conforme o último levantamento divulgado pelo cadastro.
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 73,12%, enquanto que a média nacional encontra-se em 62,42 %. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário , multiplicado por cem.
“São 1095 famílias que foram atendidas em janeiro deste ano. Isso significa que o cadastro aqui está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único”, destacou a gestora de Programa Auxílio Brasil em Jaciara, Aldenir Silva Santos
CONTATO – Mais informações sobre o Cadastro Único em Jaciara pode ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, pelo telefone (66) 3461-5786.
Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara