Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
Publicidade

Unemat de Jaciara participa de projeto de extensão em comunidade índigena

.

Unemat de Jaciara participa de projeto de extensão em comunidade índigena
Compartilhar
Fonte: Unemat

Trinta e sete acadêmicos do curso de letras do Núcleo Pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Jaciara, visitaram a comunidade indígena Bororo na Terra Córrego Grande, localizado no município de Santo Antônio de Leverger, no sábado (27.05).   A ação faz parte do projeto de extensão: Desafios da Documentação da Língua Boe Wadáru (Bororo), coordenado pela professora Valéria Faria Cardoso.

 “A ação tratou de interagir as  crianças da comunidade indígenas com atividades propostas pelo projeto. Para os acadêmicos do curso de Letras, essas ações tornam-se importante, porque visam atividades de documentação, inovação e preservação lingüística  e cultural bororo. Além disso,  pode viabilizar  trabalhos nessa área de línguas indígenas ao buscar ampliar a formação de estudiosos da Linguística, treinados nas técnicas e nos métodos de pesquisa”,  explicou o professor e coordenador do curso de Letras do Núcleo Pedagógico de Jaciara, Ubirajara Martin Coelho.

Publicidade
Publicidade

“É importante a participação dos acadêmicos jaciarenses nesse tipo de atividade externa. Pois eles vão aprender e  conhecer a realidade que vive a comunidades indígena, tendo o acompanhamento dos professores, que estão empenhados cada vez mais  para formarem novos talentos.   Com isso, vão obter conhecimento e evoluir nos seus estudos”, disse a secretária  municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.  

Parceria – A parceria entre a Unemat e a Secretaria Municipal de Educação tem proporcionado para o município  e demais cidades da região do Vale do São Lourenço, o desenvolvimento do ensino superior para a população, como foi firmado o termo de cooperação em 2022. (ver aqui).

Fonte: Everaldo Galdino – Ascom da Prefeitura de Jaciara

Publicidade
Publicidade
Editoria Povosindigenasequilombolas

Leia também

Foto: Produtora Senhor F Social Club (acervo Senhor F)
Cultura 26/10/2026

Mestres da guitarrada, o coração elétrico da Amazônia

É na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, que a guitarra encontrou uma de suas mais impressionantes escolas. Uma escola construída em bailes, estúdios improvisados, programas de rádio e gravadoras independentes, onde guitarristas inventaram uma forma amazônica de tocar