Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
Publicidade

Reunião preparatória para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

.

Reunião preparatória para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Compartilhar

Nesta quarta-feira (25) a Fundação Cultural Palmares (FCP) recebeu grupos de povos indígenas para tratarem da reunião preparatória para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, coordenado pelos indígenas Marcos e Carlos, da etnia Terena.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são considerados o maior evento desportivo-cultural indígena das Américas, onde buscam a celebração e o envolvimento dos povos participantes, incentivando o respeito mútuo às vivências culturais e desportivas tradicionais e ocidentais.

Na ocasião esteve presente a chefe de gabinete da Fundação, Ângela Inácio, o diretor do Departamento de Fomento da Cultura Afro-Brasileira da FCP, Nelson Mendes, Marcos Serena, Mariano Justino, Elson da Silva, Maria Helene, Jorge no Kaya, Leomar Wainne, José Eduardo, Adriano Tsererawau, Marrayuri Kuikuro,Jowi Kamaíurá, Tally de Faria e Tatiane Martins.

“Os Jogos são um marco no requisito de expressões corporal e esportivo, onde se celebra artisticamente e historicamente os encontros  etnocêntricos culturais indígenas”, explica Ângela Inácio.

Publicidade
Publicidade

Para um dos organizadores dos Jogos Mundiais, o evento é um marco mundial e uma celebração aos povos indígenas.

“Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é uma criação do índio brasileiro. É um sonho, e de unir povos não só das 300 etnias do Brasil, mas do mundo todo! Estamos com um grande desafio, pois queremos reunir indígenas dos Estados Unidos, África e do mundo todo em geral”, destaca Marco Serena.   

Nesse cenário, os jogos possibilitam a reorganização e a reafirmação de papéis sociais estabelecidos historicamente entre os vários povos indígenas participantes da sociedade brasileira.

Fonte: Fundação Palmares

Editoria Povosindigenasequilombolas
Publicidade
Publicidade

Leia também

Foto: Produtora Senhor F Social Club (acervo Senhor F)
Cultura 26/10/2026

Mestres da guitarrada, o coração elétrico da Amazônia

É na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, que a guitarra encontrou uma de suas mais impressionantes escolas. Uma escola construída em bailes, estúdios improvisados, programas de rádio e gravadoras independentes, onde guitarristas inventaram uma forma amazônica de tocar