Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
Publicidade

Projeto “África É Nós” realiza intercâmbio cultural entre África e Brasil em escolas públicas do Distrito Federal

.

Projeto “África É Nós” realiza intercâmbio cultural entre África e Brasil em escolas públicas do Distrito Federal
Compartilhar

África É Nós é um projeto que nasceu em 2022 com o objetivo de apresentar nas escolas de ensino fundamental e médio a cultura afro-brasileira e africana. Criado por africanos e brasileiros com foco no combate ao racismo por meio da moda. O projeto tem como base a Lei 10.639 que desde 2003 tornou obrigatório nas escolas de ensino fundamental e médio o estudo sobre a História e Cultura Afro- Brasileira e História do Continente Africano.

O foco do projeto é apresentar a moda além do vestir. Porque vestir é um ato político e símbolo de resistência. Mostrar que tecido é herança e diz muito sobre personalidade e ancestralidade.

Sabe-se que a cultura negra influenciou diversos estilos que hoje conhecemos. Por isso, a importância de contar novas narrativas aos jovens e adolescentes a cerca daquilo que nos foi apresentado até hoje.

África É Nós vem numa pegada descontraída para todos participarem, sem um papo clichê do que pode ou não ser usado. Moda é comunicação e a missão é usar e abusar da criatividade e das cores.

Publicidade
Publicidade

Os alunos participarão de oficinas sobre os temas como: maquiagem para pele negra, técnica de passarela, história da moda e estética africana, penteados afro e turbantes.

Para mais informações sobre o projeto “África É Nós” release completo

em anexo e fotos das oficinas.

Página oficial do África É Nós @afrikanus https://www.instagram.com/afrikanus/

Editoria Cultura
Publicidade
Publicidade

Leia também

Foto: Produtora Senhor F Social Club (acervo Senhor F)
Cultura 26/10/2026

Mestres da guitarrada, o coração elétrico da Amazônia

É na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, que a guitarra encontrou uma de suas mais impressionantes escolas. Uma escola construída em bailes, estúdios improvisados, programas de rádio e gravadoras independentes, onde guitarristas inventaram uma forma amazônica de tocar