Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
Publicidade

Privatização é a maior das corrupções – O Direito Achado na Rua entrevista Alexandre Bernadino Costa

.

Privatização é a maior das corrupções – O Direito Achado na Rua entrevista Alexandre Bernadino Costa
Compartilhar

Nesta edição do programa O Direito Achado na Rua, pela TV 61, entrevistamos o professor Alexandre Bernadino Costa, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Ele tem pós-graduação em Direitos Humanos, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e co-líder do grupo de pesquisa O Direto Achado na Rua.

Os temas da entrevista foram austeridade, neoliberalismo e desconstitucionalização, pelos quais o professor Alexandre Bernadino Costa faz uma retrospectiva das investidas neoliberais, desde o governo fascista de Augusto Pinochet, no Chile, passando pelo chamado “Consenso de Washington, os governos de Ronaldo Reagan nos Estados Unidos e de Margaret Thatcher, até os dias atuais, em que já se fala em “ultra neoliberalismo”, com o aprofundamento das políticas de austeridade.

Publicidade
Publicidade

Ao analisar uma das investidas neoliberais, as privatizações de empresas públicas, o professor Alexandre Bernadino Costa considera que a entrega das companhias estatais é a maior das corrupções que envolvem os interesses privados de abocanhar o patrimônio público.

Confira:

Editoria Direitos Humanos
Publicidade
Publicidade

Leia também

Foto: Produtora Senhor F Social Club (acervo Senhor F)
Cultura 26/10/2026

Mestres da guitarrada, o coração elétrico da Amazônia

É na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, que a guitarra encontrou uma de suas mais impressionantes escolas. Uma escola construída em bailes, estúdios improvisados, programas de rádio e gravadoras independentes, onde guitarristas inventaram uma forma amazônica de tocar