Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
Publicidade

Morre Oswaldinho do Acordeon, nome histórico do forró, aos 72 anos

Oswaldinho do Acordeon toca acordeon durante apresentação, com baterista ao fundo. Foto: Reprodução
Oswaldinho do Acordeon toca acordeon durante apresentação, com baterista ao fundo. Foto: Reprodução
Compartilhar

Da Redação

Oswaldinho do Acordeon morreu aos 72 anos. Amigos do músico, entre eles o radialista Orlando Camboim e o sanfoneiro Rodolfo Forte, anunciaram a morte nas redes sociais, sem informar a causa.

Nascido em Duque de Caxias (RJ), em 1954, Oswaldo de Almeida e Silva se mudou ainda criança para São Paulo. Filho do sanfoneiro Pedro Sertanejo, começou a tocar piano, mas adotou o acordeon e construiu uma trajetória marcada pela mistura do forró com jazz, blues e música erudita.

Com mais de 20 discos lançados, trabalhou com Tom Zé, Rita Lee, Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Milton Nascimento. Entre os álbuns de sua carreira estão “Oswaldinho”, de 1975, “Forró in Concert”, de 1981, “Asa Branca in Blues”, de 2007, e “Krakatoa”, de 2016.

Editoria Cultura
Publicidade
Publicidade

Leia também

Foto: Produtora Senhor F Social Club (acervo Senhor F)
Cultura 26/10/2026

Mestres da guitarrada, o coração elétrico da Amazônia

É na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas, que a guitarra encontrou uma de suas mais impressionantes escolas. Uma escola construída em bailes, estúdios improvisados, programas de rádio e gravadoras independentes, onde guitarristas inventaram uma forma amazônica de tocar