Itaú Cultural abre inscrições para a sétima edição do edital ||Entre|| Arte e Acesso voltado para artistas e pesquisadores com deficiência

Com até oito vagas, o edital selecionará projetos de qualquer campo ou linguagem ligados à arte, arte-educação, cultura, produção cultural, museus e patrimônio. Os selecionados passarão por mentoria de Claudio Rubino, gestor, produtor cultural e ilustrador, e Fábio Passos, doutor em filosofia, pós-doutor em artes visuais e professor da Universidade Federal do Piauí

No dia 25 de junho, terça-feira, o Itaú Cultural abre inscrições para a edição 2024-2025 do ||Entre|| Arte e Acesso, edital de seleção de pesquisas artísticas conduzidas por pessoas com deficiência. É imprescindível que os trabalhos inscritos não estejam concluídos e sejam inéditos. As inscrições encerram no dia 19 de julho. Para participar, basta preencher o formulário:

https://itaucultural.formstack.com/forms/editalentre2425 .

Serão contemplados, no máximo, oito projetos de qualquer campo ou linguagem ligados à arte, arte-educação, cultura, produção cultural, museus e patrimônio. A pesquisa ou projeto artístico deve ser individual e de autoria da pessoa interessada, seja artista ou pesquisadora. Os selecionados serão divulgados no dia 2 de setembro, no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. A título de apoio ao desenvolvimento do projeto, eles receberão R$ 5 mil brutos.

As pessoas selecionadas passarão ainda por reuniões de mentoria on-line com profissionais com deficiência atuantes no campo da arte e da produção cultural. Nesta edição, os mentores são Claudio Rubino, gestor, produtor cultural e ilustrador, e Fábio Passos, doutor em filosofia, pós-doutor em artes visuais e professor da Universidade Federal do Piauí. Os selecionados também farão uma imersão on-line nos projetos, com duração de três a cinco dias, com momentos individuais e em grupo, para um aprofundamento na criação dos projetos.

Após o período de mentoria, os selecionados passarão cerca de uma semana em São Paulo para ampliar suas redes e conexões. Dentro desse período, no primeiro semestre de 2025, cada selecionado terá até 15 minutos para apresentar uma versão resumida dos projetos para uma plateia especializada de curadores, programadores e produtores culturais ligados a instituições de arte de São Paulo. O principal objetivo do edital, além do desenvolvimento dos projetos, é proporcionar para os selecionados essa rede de contatos. 

Na inscrição, a pessoa interessada deverá obrigatoriamente anexar um vídeo de até três minutos e/ou um texto de até dois mil caracteres respondendo do que se trata a pesquisa ou projeto apresentado.

O programa e o edital

||Entre|| Arte e Acesso tem foco no protagonismo da arte e da cultura produzidas por artistas com deficiência de todo o Brasil. Sua primeira edição aconteceu em 2015. Em 2021 passou a contar com um edital de apoio a pesquisas e trabalhos artísticos ainda em fase embrionária. Nele, a título de prêmio, o Itaú Cultural oferece um valor para que os selecionados possam desenvolver seus projetos em um período de cerca de seis meses. Eles passam também por reuniões de mentoria com artistas renomados do campo da arte e da deficiência no Brasil e ficam cerca de uma semana em São Paulo convivendo entre si e fortalecendo suas redes de contatos.  

Com o ||Entre|| Arte e Acesso, o Itaú Cultural confirma sua missão de promover a educação, a cultura, a assistência social, a defesa e a garantia dos direitos, bem como o fortalecimento da sociedade civil, mais especificamente no que tange ao fortalecimento do vínculo com os artistas e pesquisadores com deficiência.

Também faz parte desse projeto o Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiênciahttps://www.itaucultural.org.br/arteeacesso/ – que mapeia trabalhos de pessoas com deficiência que atuam em diferentes áreas de expressão artística. A iniciativa visa incentivar programadores, curadores e produtores a expandir a presença de artistas com deficiência em suas programações. A plataforma é aberta para que artistas do Brasil todo possam se cadastrar. 

Para se inscrever é preciso acessar a plataforma, clicar em “faça parte”, no canto superior direito e preencher as informações necessárias no formulário. Outra opção é acessar diretamente itaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd.

Na plataforma, de fácil navegação, é possível filtrar a busca por área de expressão, estado ou palavra-chave. Ficam disponíveis para acesso, uma pequena fotografia do artista, seu estado de origem, área de atuação, minibiografia, além de links para as suas redes sociais. 

Do Itaú Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *