Por João Negrão
Aos 25 vereadores de Cuiabá a reportagem enviou por meio de suas assessorias um questionário com sete pontos solicitando, via e-mail, esclarecimentos sobre o uso de verbas indenizatórias (confira abaixo). Destes, somente quatro deram retorno e apenas a assessoria da vereadora Edna Sampaio (PT) apresentou suas alegações.
Contatamos com todos os gabinetes dos vereadores da Câmara de Cuiabá pelo telefone com os números iniciais 3617. Às atendentes foram solicitados os contatos (whatsApp e e-mail) dos assessores de imprensa ou chefes de gabinete. Além da vereadora Edna Sampaio houve o retorno das assessorias dos vereadores Cezinha Nascimento, Paulo Henrique e Rogério Varanda. Eles, no entanto, não responderam dentro do nosso dead line, o final da tarde desta sexta, 19.05.
Desta forma, foram enviados aos e-mails encontrados no site da Câmara o seguinte questionário:
Prezados (as) assessores (as):
Estamos apurando informações para uma matéria sobre o uso de verbas indenizatórias pelos gabinetes dos vereadores de Cuiabá.
Portanto gostaríamos de saber:
1 – seria possível disponibilizar os relatórios de atividades do vereador e sua chefia de gabinete referentes ao mês de abril para solicitação de pagamento da verba indenizatória?
2 – seria possível disponibilizar a prestação de contas dos gastos (notas fiscais, recibos, contratos etc.) para os quais foram requeridas as verbas indenizatórias?
3 – além dos vereadores e chefes-de gabinete, algum outro funcionário do gabinete recebe verbas indenizatórias?
4 – como é a dinâmica dos gastos e ressarcimentos? Por exemplo: como o vereador paga seus gastos antecipados a serem ressarcidos, via pix, transferência bancária, cartões (de débito e crédito)?
5 – sendo que o valor da verba indenizatória é de R$ 18.000,00, onde o vereador consegue recursos para empreender tais gastos antes do ressarcimento pela V.I.? Há uma reserva de fundo? Onde ele é depositado? É feito empréstimo?
6 – como é feito o pagamento dos gastos da chefia de gabinete? O vereador disponibiliza os recursos antecipados à chefia de gabinete? Ou vem de outras fontes?
7 – o senhor (a) é a favor de uma mudança na lei das VIs que exija a disponibilização de uma planilha de gastos dos recursos e respectiva documentação (notas fiscais, recibos, contratos etc.)?
O mesmo questionário foi enviado à Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá, que, aliás, não respondeu nenhum dos questionamentos anteriores que a reportagem fez para outras matérias sobre o tema.
Somente a assessoria da vereadora Edna Sampaio se pronunciou acerca das verbas indenizatórias. Continuamos aguardando as respostas da Secom da Câmara e das assessorias dos demais vereadores para fazer a atualização desta publicação.
A assessoria de imprensa da parlamentar petista informou que todas as informações sobre o tema já foram divulgados no site e nas redes sociais da parlamentar e que, por ora, manterá reserva sobre o assunto que já está sendo julgado pela Comissão de Ética da Casa.
Indicou, no entanto, buscar informações já divulgadas nos meios mencionados. A reportagem visitou o site da vereadora e constatou que ela divulgou a planilha de gastos. Também localizamos relatórios referentes aos últimos períodos que era chefe de gabinete Laura Natasha Oliveira Abreu.
Confira as informações sobre a planilha aqui: https://www.ednasampaio.com.br/post/edna-abrira-prestacao-de-contas-do-seu-mandato-em-sessao
Confira abaixo os relatórios da vereadora Edna e sua ex-chefe de Gabinete aos quais tivemos acesso:
2 Replies to “Dos 25 vereadores de Cuiabá, somente Edna Sampaio responde sobre verbas indenizatórias”