Por Zezé Silva
O programa Goiás Encanto & Prosa faz uma abordagem sobre a importância do teatro no aprimoramento da informação, na conscientização da população e no debate de temas instigantes para a humanidade. A edição a ser apresentada ao vivo nesta terça-feira, 17 de janeiro, às 20h30, faz um mergulho no mundo da dramaturgia ao entrevistar a atriz e produtora teatral Thaísa Santoth.
Com apenas 25 anos, Thaísa Santoth tem participação ativa e marcante na cena cultural do Rio de Janeiro, onde vive, e de Goiás, onde mora sua família. Artista de múltiplas facetas, ela também atua como iluminadora, maquiadora, figurinista, professora e empresária.
A jovem atriz é natural de Goiânia. Ela se interessou e deu os primeiros passos na arte de interpretar quando ainda era criança. Estimulada pela mãe, a artista plástica Dora Santoth, e pelo incentivo à cultura que caracteriza o ensino ministrado pelo SESC Cidadania, onde cursou o ensino fundamental, ela participou da primeira peça teatral quando tinha apenas 9 anos. A partir de então, o gosto pelo teatro foi impulsionando a sua trajetória profissional.
Em Goiás, Thaisa Santoth participou de vários grupos teatrais, entre os quais a Cia Corpo na Contramão, Grupo Bolhas de Sabão e Cia Stars. Aos 17 anos, ela mudou-se para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, graduou-se em Teatro e fez o curso de especialização em Direção Teatral pela Casa das Artes Laranjeiras. Atualmente, a atriz ainda compõe a equipe da Cia Corpo na Contramão, em Goiânia, e do Coletivo Rasga, no Rio de Janeiro, grupo que ajudou a estruturar. Além disso, ela integra diversas outras companhias teatrais e faz turnês por várias cidades do País.
Na entrevista ao programa, Thaisa Santoth vai falar sobre a sua trajetória profissional e sobre o significado do teatro em sua vida. O Goiás Encanto & Prosa é produzido e apresentado pelos jornalistas Zezé Silva, João Negrão e Luiz de Aquino Alves Neto. Ele é transmitido ao vivo pela página no Facebook e por seu canal no YouTube, com o valoroso apoio do Mutirum Goiás.