Formação do GMF continua nesta sexta-feira (01.07) na Câmara de Jaciara, das 8h às 11h.
Representantes da Prefeitura de Jaciara e instituições do poder público participaram da reunião ampliada do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF), vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que apresentou a metodologia para criação do Escritório Social no município.
A reunião foi realizada na última quarta-feira (29.06), no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, situado no Vila Planalto.
Na ocasião, foi apresentada uma palestra sobre o Escritório Social, proferida pela formadora de metodologia do GMF, Patrícia Bachega Soares, que representou o desembargador Orlando Perri (supervisor) e o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fernando Fidelis Neto.
O GMF é o responsável por disseminar a política do Escritório Social para o estado de Mato Grosso. O escritório já foi instituído nas Comarcas de Cuiabá e Mirassol do Oeste. Agora, será criado na Comarca de Jaciara, sendo a terceira cidade que beneficiará a população, conforme o termo de adesão entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Jaciara, recentemente, assinado pela prefeita Andréia Wagner (PSB).
“Estamos na fase de formação das equipes. Apresentamos de uma forma sucinta à comunidade de Jaciara, sobre a metodologia sobre o Escritório Social. É um equipamento público que é compartilhado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Pois há uma fiscalização ao serviço e compartilhamento de informações voltadas à assistência e novos caminhos às pessoas egressas, ou seja, são pessoas que estão na condição de seis meses para saírem do sistema prisional e seus familiares. Então, com o Escritório, eles poderão receber a assistência por meio de ações como empregabilidade, apoio psicológico, qualificação profissional, suporte à documentação e outras”, explicou a formadora de metodologia do GMF, Patrícia Bachega, que informou que a equipe técnica do grupo terá agenda nesta quinta-feira (30.06) no Centro de Eventos, e sexta-feira (01.07) no Câmara de Jaciara, a partir das 8h, para orientar os representantes das instituições do município.
Para o defensor público de Jaciara, Vinícius William Isny Fuzaro, da área de defesa criminal, a parceria do TJMT com a Prefeitura de Jaciara, trará acolhimento e oportunidades de trabalho às pessoas egressas e seus familiares. Essa iniciativa é muito importante, porque tanto para as pessoas egressas e aos seus familiares serão beneficiadas. Pode trazer oportunidade de trabalho, dignidade, acolhimento às essas pessoas. E quem ganha é sociedade em geral. Apesar do cometimento de crimes, pois a nossa construção é prescrever a liberdade”, comentou o defensor público, ao citar sobre direitos e deveres dos cidadãos.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, falou da importância da orientação técnica do GMF aos servidores públicos da pasta, que vão colaborar e acompanhar a implantação do escritório no município. “É importante para que toda a equipe da Assistência Social possa entender a metodologia do escritório Social, sendo ele mais um equipamento de atendimento e acolhimento das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas estaduais e municipais, nesses dois dias de formação”, disse a gestora.
Também participaram no encontro, representante do CREAS; Priscila Lima (psicóloga), Adriana Silva (psicóloga), Gislene Cardoso (Assistente Social), a coordenadora do CRAS, Sidineia Lima, a secretária executiva dos Conselhos Municipais, Suely Regina, a coordenadora do Sine, Naiara Mota, além da assistente social Cátia Pasqualotto, da Patrulha Maria da Penha, que será a coordenadora do Escritório Social, dentre outros representantes da sociedade civil .
Fonte: Everaldo Galdino/ Ascom da Prefeitura de Jaciara