Com sede em Barra do Garças, a instituição comemora em setembro 34 anos e terá atividades tele presenciais com alguns dos mais expressivos artistas da cidade
Da Assessoria
Uma série de 12 vídeos com artistas, artesãos e mestres moradores e atuantes na região de Barra do Garças começaram a ser produzidos como parte do projeto Academia Digital, que objetiva revitalizar as atividades e acervo da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, com sede naquela cidade-polo da região Leste de Mato Grosso.
Selecionado pelo Edital MT Criativo da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, o projeto Academia Digital tem oficinas digitais de artes plásticas, escultura, percussão, bordado manual, cultura indígena, artesanato e macramè, literatura e teatro, cartoon e caricatura, produção cultural, vídeo, política cultural e elaboração de projetos, e organização cultural no terceiro setor.
A equipe de produção audiovisual iniciou no último sábado (15) as gravações com os artistas facilitadores. O conteúdo inclui uma breve história de cada artista, artesão ou mestre e oficinas sobre seus ofícios. As produções irão compor uma série de programas a ser veiculada nas plataformas e mídias digitais.
A Academia
A Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste foi fundada em 15 de setembro de 1987, em Barra do Garças. Ela é fruto da união de artistas, intelectuais e incentivadores da arte e da cultura que vislumbraram na instituição a oportunidade para proteger, estimular e difundir o patrimônio cultural de Barra do Garças e de toda a região do Vale do Araguaia, inclusive a parte goiana.
Pessoas com relevantes serviços prestados na área, luminares como Valdon Varjão, Melchíades Mota, Florisvaldo Flores Lopes, Zélia dos Santos Diniz, e muitos outros, se dedicaram diuturnamente, de maneira voluntária e espontânea, a instalar e estruturar a nascente instituição que foi muito bem recebida e acolhida pela comunidade e pela classe política.
Ao longo desses mais de 30 anos de instalação e desenvolvimento a Academia se tornou um importante centro cultural, referência na região e construiu uma sede, na região central de Barra do Garças. Atualmente ela é presidida pelo cantor, compositor e escritor Divino Arbués.
parabéns pela iniciativa!
Essa entidade merece todo o cuidado, por ser um dos maiores símbolos culturais que temos.
Eu torço muito por essas mudanças para que dê continuidade ao trabalho desempenhado por todos que passaram nessa diretoria.
Divino Arbués tem esse preparo tão necessário nessa causa.
Parabéns ao Presidente Divino Arbués e toda a diretoria por tão relevante projeto de divulgá-la digitalmente para que as futuras gerações e os estudantes, acadêmicos e jovens de nossa cidade de Barra do Garças tomassem conhecimento da luta de pioneiros, guerreiros que fizeram nossa história não fossem esquecidos. Suas lutas não foram em vão . Com certeza a Academia Digital irá imortalizar toda a nossa Cultura Barragarcense! Parabéns a todos pela iniciativa de preservação de nosso acervo cultural!
É isso aí. Nesse momento, os defensores da arte e da cultura necessitam de união, objetivos comuns e revitalização de forças positivas.
É de suma importância a manutenção desse espaço para a arte e cultura regional, é preciso mais investimentos públicos para o seu fortalecimento . A região é rica em arte e cultura, mais é carente de investimentos na área.