O desmonte da Cultura em Brasília: Pensar DF entrevista Rita Andrade, Rênio Quintas e Letícia Helena

Programa será transmitido ao vivo, às 19h, nesta quinta (20), pelos canais @TV61bsb, @alissonlopes e @CanalDioclécioLuz

 

 

Da Redação

 

O que está acontecendo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal? Não é de hoje que o setor e suas políticas públicas enfrentam um verdadeiro desmonte, aprofundado nos últimos sete anos, não coincidentemente com o atual governo.

Para refletir sobre esta situação, o programa Pensar DF convidou três dos artistas que estão na vanguarda deste debate, alertando para o descaso que a cultura em Brasília vem sofrendo. Rita Andrade, Rênio Quintas e Letícia Helena são respeitadas ativista culturais no Distrito Federal.

A transmissão será nesta quinta-feira (20), ao vivo, a partir das 19h, pelos canais @TV61bsb, @alissonlopes e @CanalDioclécioLuz, com apresentação do advogado, professor e historiador Alisson Lopes, do jornalista e escritor Dioclécio Luz e do jornalista João Orozimbo Negrão.

Confira o link da transmissão ao final desta matéria.

Nossos convidados

Rita Andrade é produtora cultural, diretora de produção no audiovisual e arte-educadora com especialidade em teatro. Possui MBA em Gestão e é Mestra em Políticas Públicas pela FGV, com a dissertação “Políticas Públicas Culturais como Caminhos para a Transformação Social”.

Sua trajetória inclui atuação como Conselheira Regional de Cultura, integrante do Conselho de Cultura do DF, participação no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e presidência do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Teatro.

Com experiência consolidada na gestão cultural, na formulação de políticas públicas e no trabalho direto com artistas, produtores e coletivos, Rita reúne conhecimento acadêmico, prática profissional e ativismo político.

Rênio Quintas é maestro, compositor, multi-instrumentista e arranjador, tem dois CDs – instrumental e de canções – lançados. Chegou em Brasília em 1960 vindo Rio de Janeiro, onde nasceu. É cidadão honorário do DF.

Vencedor de vários prêmios em vários festivais instrumentais e de canções pelo Brasil e no DF, criou e participou dos grupos Artimanha e Naipe, que iluminaram a cena instrumental do DF nas décadas de 80 e 90. Compôs trilhas premiadas para vídeo, cinema e TVs.

Rênio Quintas é diretor musical da cantora Célia Porto, além de produtor musical e ativista culturais.

Letícia Helena é produtora cultural, artista e graduada em Artes Cênicas pela UnB. Integrante da Comissão de Cultura e Economia Criativa da OAB/DF e do Observatório do Carnaval, atua no fortalecimento das políticas e práticas do Carnaval brasiliense.

Figurinista, cantora e performer do Bloco do Amor desde a fundação, influenciou a estética nestes 10 anos do bloco. Criadora da campanha Folia com Respeito, premiada pela atuação na prevenção da violência em grandes eventos, Letícia segue consolidando uma trajetória que une arte, cuidado e cidadania na construção do Carnaval do Distrito Federal.

Abaixo, o link da transmissão do programa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *