Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e Mentoria CEAC para artesãs serão ofertadas na Casa Luar, a partir do mês de agosto

Visando o empoderamento e a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, surge o projeto Cirandeira Popular – Mulheres em RODA II. Realizada na Casa Luar e na Frida Lab, em São Sebastião, a iniciativa irá oferecer diversas oficinas para promover geração de renda e oportunidades de inserção de mulheres no mercado de trabalho. As oficinas ofertadas serão: Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e Mentoria CEAC. Cada atividade possui 10 vagas e todas as participantes receberão certificado.  A ação é realizada pelo Instituto Casa Vila, em parceria com a iniciativa As Desempregadas, e pelo Ministério da Cultura.

No início do mês de agosto as atividades começam na Casa Luar com a oficina de Arte e Reciclagem, ministrada por Kennya Mara, que acontecerá às segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Na oficina, as mulheres aprenderão a confeccionar jóias, brinquedos, itens de decoração, colagens e muito mais. As aulas vão do dia 06 a 21 de agosto.

E no fim de agosto, começa a oficina de Customização em Bordado, com Renata Martins, que será nas segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30. Na oficina, as participantes irão aprender a produzir peças artesanais a partir do bordado. As aulas vão do dia 26 de agosto a 11 de setembro.

Já as oficinas de Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e Mentoria CEAC, estão em fase de definição de dias e horários, e serão divulgadas posteriormente.

As capacitações destinam-se especialmente a mulheres em situação de desemprego, autônomas ou com baixo poder aquisitivo e vítimas de violência doméstica. O objetivo central é promover a autonomia socioeconômica das participantes, com enfoque na inter-relação entre empregabilidade, ocupação profissional, educação, empreendedorismo e resgate da diversidade cultural.

QUEM REALIZA

Instituto Casa da Vila

O Instituto Casa da Vila, anteriormente chamado de Instituto Igual de Solidariedade, foi fundado em 2005 e completa 17 anos de atuação no campo da cultura. É uma organização não governamental sem fins lucrativos, que desenvolve, dentre diversas outras ações, atividades de estudo, pesquisa e formação voltadas para mulheres e crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social e econômica.

As Desempregadas

As Desempregadas é uma iniciativa de mulheres artistas e empreendedoras do Distrito Federal. A partir de projetos culturais em Arte, Educação e Formação, o coletivo propõe a partilha de experiências e de vivências pessoais e coletivas entre mulheres diversas. As ações desenvolvidas incentivam a fruição e a criação artística, a independência financeira, a autogestão e a autonomia sobre o corpo, saberes e potencialidades.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *