Podcast destaca a importância da informação sobre o Autismo

.

Foto: Divulgação

“Quando eu li aquele livro confirmei que a minha filha tem autismo e eu fui atrás do escritor em São Paulo, agendei uma consulta e na primeira avaliação dele, confirmou que a minha filha tinha autismo”.

Andréia Santana contou no Conexão Ágape Podcast como descobriu que a filha é autista. Ela relembrou da falta de informação sobre o assunto na época e o motivo de não conseguir o diagnóstico em Cuiabá. Insatisfeita e inconformada com as respostas, Andréia conseguiu a confirmação com um especialista em São Paulo, o autor de um livro que ela leu. “Ela tinha quatro anos de idade, demorou porque ninguém ousava dar um diagnóstico”, afirma.

A filha Larissa, 11 anos, é não verbal, tem surdez profunda bilateral, usuária de implante coclear, tem apraxia da fala, além de carisma e muito amor para compartilhar. Entre vários desafios na fase escolar, mudança de cidade, trabalho, na igreja e outros, Andréia fala da superação e fé nesses momentos. “Deus nos ajuda, nos dá força e, claro, temos que fazer a nossa parte”, comenta.

Outro assunto abordado foi sobre a dificuldade da família diante da situação, conforme Andréia, 80% dos casos dos casais se divorciam no primeiro ano do diagnóstico, isso porque é muita mudança e gera um abalado nas emoções. “Infelizmente, é muito comum”, disse.

Ela ainda falou sobre o Projeto Atipicamente, que tem o objetivo de levar informação e inclusão em todos os lugares, também sobre o diagnóstico tardio do autismo, como o caso do esposo dela, que descobriu aos 45 anos de idade. Devido a experiência com a filha, Andréia foi fazer faculdade de fonoaudiologia.

O episódio completo está disponível no canal do Youtube do Conexão Ágape Podcast, apresentado pela jornalista Geiseane Lemes com participação da servidora pública, Sandra Alves.

O Podcast tem a finalidade contar histórias de superação, testemunhos e edificação. Alguns dos temas já abordados são: Luto, Emagrecimento, Identidade e autoestima, Divórcio, Perdão, Superação no esporte, Cura Emocional: medo e frustação, Dedicação e Talento Musical e Inteligência Emocional.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *