A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Imunização de Jaciara, iniciará nesta quarta-feira (01.03), a 2ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19/2023, que dará o reforço com as doses da vacina Pfizer bivalente.
“Essa será a segunda campanha de vacinação. A primeira aconteceu em 2021, quando disponibilizamos a vacina do tipo monovalente. Agora, temos mais um reforço, em relação ao cronograma inicial. Então, a vacina bivalente vai proteger a população contra o vírus inicial da Covid e as sub variantes. Pois a fabricante Pfizer fez um estudo e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina para que reforcemos a campanha para este momento. Em razão dos preparativos logísticos, iniciaremos a imunização no município, a partir de quarta-feira (01.03)”, explicou a coordenadora de Imunização de Jaciara, Francielly Carnaúba, que falou sobre o atendimento à população.
Segunda a coordenadora, as doses serão aplicadas, primeiramente, às pessoas de grupos prioritários, que são aquelas que se situam em grupo de maior risco e que desenvolvem forma grave da doença.
A campanha vai priorizar a imunização para os seguintes grupos em cinco etapas.
1ª fase
Idosos maiores de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e profissionais que trabalham nestes locais (maiores de 12 anos); *pacientes imunocomprometidos maiores de 12 anos; povos indígenas maiores de 12 anos (residentes na aldeia ou cidade).
2ª fase
Idosos com 60 anos e mais.
3ª fase
Gestantes e puérperas maiores de 12 anos (até 42 dias pós parto).
4ª fase
Trabalhadores do setor de saúde (que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão, ou seja, que trabalham em estabelecimentos de serviços essenciais, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas do setor, laboratórios, drogarias e outros locais.
5ª fase
Pessoas com deficiência permanente maiores de 12 anos.
*Definição de pacientes imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. Crianças doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg;
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias);
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
Pessoas com neoplasias hematológicas.
Atendimento – O atendimento para a vacinação contra o coronavírus pode ser feito nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS)s: UBS 2, situada no Santo Antônio 2; na UBS 8, que fica na região central. O expediente funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial, de acordo com o cronograma semanal postado nas redes sociais do município.
Boletim Epidemiológico – De acordo com o Boletim Epidemiológico da Covid, divulgado nesta segunda-feira (27.02), em Jaciara, há 2 casos ativos, mas nenhuma pessoa está hospitalizada ou em estado grave. Desde que iniciou a pandemia em 2020, o município obteve 5.540 registros de casos confirmados e 5.514 pessoas foram recuperadas da doença. O total de óbitos foi de 124.
Fonte: Everaldo Galdino – Ascom Jaciara