Consciência Negra, Dia do Rio Paraguai, transição ao governo Lula, sanha do mercado e a insanidade bolsonarista são os temas centrais desta primeira edição da revista semanal
Por Albízzia Lebbeck
A TV 61, canal no Youtube do portal Expresso 61 (www.expresso61.com.br), estreia no próximo sábado, 19 de novembro, o programa “Almanaque 61”. Nesta primeira edição vamos falar sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, do Dia do Rio Paraguai e a defesa do Pantanal, da transição para o governo Lula, sobre a sanha do mercado e as insanidades dos bolsonaristas que estão ocupando as portas dos quartéis do Exército, clamando por golpe militar.
O “Almanaque 61” vai ao ar ao vivo a partir das 10 horas (horário de Brasília) pelo Youtube e pela página do Expresso 61 no Facebook.
Consciência Negra
Para falar sobre o Dia da Consciência Negra, convidamos a professora-doutora Priscila de Oliveira Xavier Scudder e o jornalista Márcio Camilo, que dividirá com o jornalista João Orozimbo Negrão a bancada de entrevistadores e falará ainda sobre sua vivência de profissional negro e remanescente de quilombo.
Priscila Scudder é graduada e mestre em História, doutora em Educação, pós-doutora em Integração Contemporânea da América Latina, gerente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas “Estamira Gomes de Sousa”/UFR, onde estuda Racismo e Genocídio anti-negro, encarceramento em massa, prisões; e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN).
Márcio Camilo é jornalista cuiabano e remanescente da Comunidade Quilombola de Mato Cavalo (Nossa Senhora do Livramento – MT). Atua nas áreas de política, jurídico, cidades, esportes, cultura e reportagem. É correspondente em Cuiabá da agência independente de jornalismo investigativo Amazônia Real. E mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM-UFMT), no qual investiga o fenômeno do Jornalismo Declaratório na imprensa cuiabana.
Rio Paraguai e Pantanal
Pouca gente sabe, mas existe o Dia do Rio Paraguai/Pantanal. A data, comemorada em 14 de novembro, lembra a luta da população ribeirinha e das localidades da região contra as agressões que sofrem um dos mais importantes rios do Brasil e da América do Sul e o bioma pantaneiro. Os pesquisadores Mariana Lacerda, Herman Oliveira e Kika Fernandes serão as nossas entrevistadas sobre o tema.
Kika Fernandes é consultora jurídica e de articulação do Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT). Já atuou como analista ambiental do Instituto Centro de Vida; coordenadora do projeto de Economia Solidária pela Associação Padre José de Anchieta; e é assessora especial da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual.
Herman Oliveira é secretário executivo do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), doutor em Educação na linha de Educação Ambiental, Política e Movimentos Sociais pelo PPGE/UFMT; facilitador de redes; com atuação em comunidades; e pai de Tai, Irene e Constantine.
Mariana Lacerda é mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadora executiva do Coletivo PesquisAção, advogada popular com atuação no Pantanal, Juruena e Teles Pires.
Transição e golpe
A transição para o governo Lula, a sanha do mercado que chantageia o presidente ainda nem empossado e as insanidades dos bolsonaristas que estão ocupando as portas dos quartéis do Exército clamando por golpe militar são os temas a serem tratados com o jornalista Hélio Doyle. Ele é também consultor político e escritor e está compondo a equipe de transição no grupo da Comunicação Social. Hélio foi secretário de Comunicação Social e chefe da Casa Civil em governos do Distrito Federal.
Para compor a bancada de entrevistadores do Hélio Doyle, convidamos as jornalista Magda Matos, Alline Marques e Denilson Paredes. Magda foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) e está na composição da Chapa Única que irá disputar a eleição para o próximo mandato. Alline é editora-chefe do portal de notícias Leia Agora. Denilson é repórter com passagem por vários veículos de comunicação e militante social.