A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (27), a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental 2022 no plenário da Câmara de Vereadores.
O evento presencial e online, que foi transmitido ao vivo via página do Facebook da Prefeitura de Jaciara, abordou o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A Conferência discutiu quatro eixos temáticos, contendo propostas que foram aprovadas e são voltadas para a governabilidade municipal, estadual e nacional. São eles: Eixo 1 – Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Eixo 2 – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo 3 – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Eixo 4 – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. No total, foram 46 propostas levantadas para execução futura.
“Cada proposta que foi levantada na conferência municipal serão encaminhadas para outras conferências como a de nível estadual e federal. Cabe o poder público julgar se serão viáveis ou não a serem executadas”, explicou uma das participantes.
O principal objetivo da Conferência foi ampliar as informações sobre saúde mental e buscar melhorias ao atendimento do cidadão da rede pública de saúde jaciarense, além de fortalecer programas e ações de saúde mental em todo país, tendo como base a elaboração da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
Na abertura, o Secretário Municipal de Saúde, Robson Casanova, representado a prefeita Andréia Wagner (PSB), acompanhado pela integrante do Conselho Municipal de Saúde, Leidiane Ferreira, destacou a importância do evento aos participantes.
“Este evento tem a missão de acompanhar, fiscalizar e monitorar as ações da Secretaria Municipal de Saúde, da população e até mesmo o poder público”, disse Casanova.
O secretário ainda complementou que “o Conselho Municipal de Saúde tem sido grande parceiro no desenvolvimento dos trabalhos na administração”.
Em seguida, o presidente do Câmara de Jaciara, Cloves Pereira (PL), durante seu discurso, falou de uma instituição importante da cidade que precisa de melhorias no atendimento da saúde mental.
“Como representante do poder púbico e fiscal do Executivo Municipal, temos visitado vários locais de saúde no âmbito da nossa cidade, juntamente com a prefeita Andréia, para tratarmos de melhorias. Entre eles, o Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS), que é uma das prioridades da bancada do Legislativo”, pontuou o parlamentar jaciarense.
A primeira Conferência Municipal de Saúde em Jaciara ocorreu em 9 de abril de 2010.
Certificados – Os certificados da 2ª Conferência Municipal de Saúde serão emitidos a todos participantes que assinaram a lista de presença, que estava disponível no momento da transmissão.
Everaldo Galdino/ Ascom Jaciara