Educação em Direitos Humanos entrevista a professora Maraísa Lessa

A entrevistada da professora Nair Bicalho nesta edição do  Educação em Direitos Humanos – Programa da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, é a professora Maraísa Bezerra Lessa do Instituto Federal de Goiás – Águas Lindas.

Ela é Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de São Paulo / Araraquara e Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília. Atuou no MEC como consultora do PNUD na área de cooperação internacional em educação superior e na de programas de ação afirmativa para a educação superior.

Foi servidora da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), onde exerceu o cargo de chefe do Núcleo de Cidadania, Educação e Direitos Humanos e representante em diversos conselhos, fóruns e comitês de garantia de direitos. É pesquisadora do VIOLES – Violência, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres e vice-lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, Cultura e Território do IFG- Águas Lindas – GO. Atualmente é coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no DF.

Desenvolve pesquisas e tem publicações na área de educação em direitos humanos, política de proteção às crianças e adolescentes, política de drogas no sistema educacional do DF e de indústria cultural e cultura de mídia.

Nesta entrevista, ela tratou da sua experiência com o tema dos direitos humanos e da educação em direitos humanos junto ao Ministério da Educação, e em seguida, na Secretaria de Estado de Educação do DF, onde teve oportunidade de trabalhar com essas temáticas junto ao Núcleo de Cidadania, Educação e Direitos Humanos e o  Núcleo de Socioeducação, assim como, pode acompanhar a nova estrutura do Currículo em Movimento adotada pela SEEDF , na qual a educação em direitos humanos se tornou transversal ao currículo construído coletivamente.

Maraísa narrou também sua experiência de pesquisa sobre a formação dos sujeitos de direitos a partir das vozes dos estudantes do IFG de Águas Lindas – GO durante a ocupação estudantil de 2016, objeto de estudo de sua Tese de Doutorado. Ao final, apresentou as estratégias para incorporar a Região Metropolitana de Brasília na Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos do DF, os desafios e as futuras ações a serem desenvolvidas pela ReBEDH-DF.

Acompanhe a entrevista:

One Reply to “Educação em Direitos Humanos entrevista a professora Maraísa Lessa”

  1. Parabéns, Maraisa por sua trajetória e a Professora Nair Bicalho, por esse bate papo. É um privilégio ter acesso a todas essas informações e a desfrutar dos muitos ensinamentos que as Senhoras proporcionam a todas as pessoas que acompanham seus trabalhos e suas lutas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *