O entrevistado da professora Nair Bicalho nesta edição do Educação em Direitos Humanos – Programa da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é o professor Solon Eduardo Annes Viola, mestre e doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul.
Ele foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos até 2019 e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Foi coordenador do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos do antigo Ministério dos Direitos Humanos.
Seus temas de estudos e pesquisas são: direitos humanos, educação em direitos humanos, cidadania, movimentos sociais, práticas pedagógicas e sociologia da educação.
Os assuntos abordados pela professora Nair com o professor Solon foram: a relação entre democracia e direitos humanos no Brasil; a relação entre a ditadura civil-militar de 1964–1985 e a violação dos direitos humanos no Brasil; a preocupação da educação em direitos humanos com as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil durante a ditadura civil-militar de 1964 a 1985; a participação dele na criação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos em 1995; como surgiu a proposta de criação da ReBEDH e quais foram as principais ações desenvolvidas até a sua desativação; como coordenador do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Ministério de Direitos Humanos desde a sua criação até o final do governo Dilma Rousseff, quais as principais ações desenvolvidas pelo Comitê; e qual a importância da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, que foi retomada como proposta da sociedade civil a partir de 2020, para o Brasil hoje.
Confira a entrevista:
Temática relevante. Uma aula magistral. Gostei muito desse projeto de Educação em Direitos Humanos. Quero aprofundar pesquisa nessa perspectiva em um pós doc., em Direitos Humanos. Posso linkar as minhas duas áreas de pesquisa: Educação e Direito. O professor Solon Eduardo e professora Nair foram felizes, nessa entrevista.
pARABÉNS PELA ENTREVISTA. Gostaria de entrar nesta rede. É provável que eu reative meu estudo pela educaÇão em direitos humanos. Fiz o pós doc na UFPB