‘Educação em Direitos Humanos’ entrevista a professora Susana Sacavino

A professora Susana Beatriz Sacavino é a entrevista desta edição do “Educação em Direitos Humanos – Programa da Rede de Educação em Direitos Humanos”, apresentado pela professora Nair Bicalho.

Susana Sacavino é argentina, tem graduação em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Córdoba ( Argentina), é mestre em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC – Rio de Janeiro e doutora em Educação pelo Departamento de Educação da PUC – Rio de Janeiro.

Ela é diretora da ONG NOVAMÉRICA, detentora do Prêmio Direitos Humanos 2003, na categoria Educação em Direitos Humanos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Susana Sacavino também é diretora da Revista Latino-americana Nueva America e coordenadora do Observatório de Educação em Direitos Humanos em Foco. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC) do Departamento de Educação da PUC-Rio de Janeiro, ela trabalha com os seguintes temas: educação em direitos humanos, educação e cidadania, direitos humanos e interculturadidade, formação de educadores e oficinas pedagógicas.

A professora Nair Bicalho tratou com a professora Susana Sacavino as seguintes questões: avaliação do processo de difusão da educação em direitos humanos na América Latina desde a sua origem; os aspectos relacionados ao Brasil a respeito da educação em direitos humanos como um projeto oriundo da sociedade civil em 1995 por meio da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos que conseguiu se tornar uma política pública a partir de 2003; como surgiu a proposta e qual foi o desdobramento do projeto de formação continuada de professores/as do ensino fundamental da rede pública dos municípios do Rio de Janeiro da Novamérica; quais foram os principais desafios e os resultados dessa importante iniciativa da Novamérica; e sobre o projeto “Formação em valores e direitos humanos na formação do docente” que desenvolve com duas universidades públicas da Costa Rica e a Universidade de Osnabruck a Alemanha.

Confira:

2 Replies to “‘Educação em Direitos Humanos’ entrevista a professora Susana Sacavino”

  1. Excelente abordagem e bastante necessário principalmente no contexto atual onde os direitos humanos são destruídos ,as políticas públicas eliminadas através da inaniçao dos recursos financeiros nesse governo nefasto, necropolitico

  2. Excelente diálogo! Super necessário, principalmente, nós dias atuais o debate sobre a Educação em Direitos Humanos é essencial para podermos pensar e discutirmos propostas para mantermos o que já foi conquistado e propor novos desafios para o enfrentamento das desigualdades sociais no país . Parabéns professora Anair Bicalho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.